A ação visou a maximização do vÍnculo mãe-bebê através das PICs e fortalecimento das mães no acompanhamento de puericultura na AB.
A ação voltada para o público de puericultura, com crianças de 0 a 6 meses de idade do município de Araçoiaba (PE), no contexto da AB. Um trabalho em conjunto do Nasf com a equipe das ESFs em continuação do Projeto Dia da Gestante realizado em 2016. A ação contemplou as práticas integrativas e complementares de shantala e ofurô.
Diante dos resultados obtidos ao longo da ação conclui-se que a shantalla e ofurô oferecem aos bebês e suas mães bem estar físico, biológico e psicológico, trazendo alívio das dores e menos estresse, além de aproximar mãe e filho. As técnicas empregadas pelas autoras promoveram relaxamento, alívio das dores, fim das crises e choros excessivos e melhora na qualidade do sono. Primeiramente a prevenção das crises, pois na segunda semana de realização da técnica a massagem era realizada antes das crises acontecerem, e secundariamente o fim das cólicas intestinais, pois o bebê não teve mais crises e não apresentou choro excessivo ou características que indicassem a cólica. Sugerem-se mais estudos na área a fim de disseminar informações e contribuir de maneira efetiva para que profissionais da área estejam preparados para proporcionar uma melhorar no quadro apresentado pelos seus pacientes.
R. Getúlio Vargas, 153, Aracoiaba - CE, 62750-000, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO