Olá,

Visitante

População Transexual do Município de Pelotas: Experiência do Grupo Multiprofissional.

ObjetivoGarantir acesso de qualidade a população LGBT aos serviços de saúde ofertados pelo município Pelotas.MetodologiaO serviço é composto por uma equipe multiprofissional, com reuniões frequentes para discussão de casos e organização do serviço. O fluxograma dos atendimentos ocorre por livre demanda, através da procura do usuário por um dos dispositivos ofertados. Em um primeiro momento é realizado o acolhimento do mesmo, sendo feita uma escuta ativa de suas necessidades. Observado o objetivo pretendido, é feita uma avaliação psicológica, e quando percebida a necessidade o mesmo é encaminhado ao grupo de apoio a população transexual, o qual objetiva a troca de experiências e informações sobre o processo de transição em que se encontram, além de acolhida de suas angústias e anseios e possibilitando futuramente encaminhamento para acompanhamento médico.

O presente relato de experiência procura demonstrar como se desenvolvem as atividades realizadas no Município de Pelotas, destinada para atendimento a população LGBT, fazendo um recorte a comunidade Transexual que residem no Município. A secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social e o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, ofertam atendimento multiprofissional aos usuários do SUS, garantindo aos mesmos entre os serviços a acesso à hormonoterapia.

Através das reinvindicações dos grupos sociais o Brasil passou a dar visibilidade a população LGBT, o ponto de partida foi a Política de Assistência à Saúde da População LGBT. Assim os municípios passaram a discutir a importância de um olhar para essa população e suas demandas específicas, a SMS com base na PNI LGBT firmou parceria com a SAS e profissionais do HE, tornando possível promover serviços que garantam que a população LGBT tenha as suas necessidades de saúde atendidas.

Principal

Bianca Medeiros da Silveira

A prática foi aplicada em

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Pelotas

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

22 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Experiências com ações integradas com atenção básica no controle de endemias e combate a vetores: Projeto Libélula
Minas Gerais
Práticas
A Experiência de São Francisco do Conde com o Acolhimento Pedagógico
Bahia
Práticas
Suicídio, o inimigo silencioso: precisamos falar sobre isso
Rio de Janeiro
Práticas
Assistência Vascular Móvel: uma Experiência Inovadora do Município de Salvador
Bahia
Práticas
Relato de Experiência da Contribuição do Cras e Gapm no Empoderamento As Mulheres em Situação de Violência Doméstica na Cidade de Queimadas/Pb
São Paulo
Práticas
Cárie Dentária:Prevalência e Necessidades de Tratamento em Escolares de 12 Anos de Escolas Públicas e Privadas.
Paraíba
Práticas
Educação e Saúde na Escola
Paraíba
Práticas
Grupo de obesidade_Mais Sáude
Paraíba
Práticas
“Projeto Comunidade em Movimento” Voltado para a População das Comunidades Abrangentes
Paraíba