Olá,

Visitante

População Transexual do Município de Pelotas: Experiência do Grupo Multiprofissional.

ObjetivoGarantir acesso de qualidade a população LGBT aos serviços de saúde ofertados pelo município Pelotas.MetodologiaO serviço é composto por uma equipe multiprofissional, com reuniões frequentes para discussão de casos e organização do serviço. O fluxograma dos atendimentos ocorre por livre demanda, através da procura do usuário por um dos dispositivos ofertados. Em um primeiro momento é realizado o acolhimento do mesmo, sendo feita uma escuta ativa de suas necessidades. Observado o objetivo pretendido, é feita uma avaliação psicológica, e quando percebida a necessidade o mesmo é encaminhado ao grupo de apoio a população transexual, o qual objetiva a troca de experiências e informações sobre o processo de transição em que se encontram, além de acolhida de suas angústias e anseios e possibilitando futuramente encaminhamento para acompanhamento médico.

O presente relato de experiência procura demonstrar como se desenvolvem as atividades realizadas no Município de Pelotas, destinada para atendimento a população LGBT, fazendo um recorte a comunidade Transexual que residem no Município. A secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social e o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, ofertam atendimento multiprofissional aos usuários do SUS, garantindo aos mesmos entre os serviços a acesso à hormonoterapia.

Através das reinvindicações dos grupos sociais o Brasil passou a dar visibilidade a população LGBT, o ponto de partida foi a Política de Assistência à Saúde da População LGBT. Assim os municípios passaram a discutir a importância de um olhar para essa população e suas demandas específicas, a SMS com base na PNI LGBT firmou parceria com a SAS e profissionais do HE, tornando possível promover serviços que garantam que a população LGBT tenha as suas necessidades de saúde atendidas.

Principal

Bianca Medeiros da Silveira

A prática foi aplicada em

Rio Grande do Sul

Sul

Instituição

Pelotas

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

22 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba
Práticas
Estratégias de imunização em município do interior da Paraíba resulta em 1º lugar no estado durante campanha de influenza 2024 : relato de experiência
Paraíba