Olá,

Visitante

Planejamento Reprodutivo: Programa Municipal Ligadura Legal – Vasectomia: Desmitificando Tabus – Quissamã/Rj

OBJETIVOS:1.Garantir acesso a informações, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade num contexto de escolha livre e informada

O planejamento reprodutivo é realizado de forma articulada entre a atenção básica e especializada, através dos profissionais da Saúde da Família e do Programa Ligadura legal embasado na Lei 9.263/96. Dentre os métodos ofertados destacamos a vasectomia, considerando que as ações de saúde voltadas para a saúde sexual e reprodutiva, em sua maioria, têm sido focadas na mulher, com poucas iniciativas para o envolvimento dos homens.

Todo o trabalho realizado por ambas as equipes estimulam os homens ao conhecimento e ao cuidado de si mesmos contribuindo para o pleno exercício dos direitos sexuais e reprodutivos. Os profissionais de saúde envolvidos aprenderam a acolher o discurso do usuário, interagindo sem expressar juízo de valor e a reconhecer o indivíduo como sujeito de suas escolhas e ações a partir do conhecimento e a oferta de atenção à saúde.

Principal

Izabel Aparecida Lima Alves, Júlio César Pereira Pinto Edelba Machado Barros.

glauciafavilla@gmail.com

A prática foi aplicada em

Quissamã

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Av. Francisco de Assis Carneiro da Silva, 560

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Gláucia Regina M. Favilla Nunes Paixão

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 jan 2022

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos