Pesquisa de satisfação com usuário internado: identificação e avaliação do grau de satisfação dos pacientes internados em relação ao serviço de saúde prestado nos hospitais federais do Rio de Janeiro, sendo avaliado todos os serviços prestados e também a ambiência hospitalar. Trata-se de uma importante ação da Ouvidoria do Departamento de Gestão Hospitalar (RJ) — Ministério da Saúda, Sendo aplicada desde 2010 após sua elaboração até 2015. Todas as pesquisas foram analisadas e resultaram em relatórios para as gestões hospitalares, com apresentação no Colegiado de Diretores dos HFRJ e em cada uma das unidades hospitalares avaliadas. Os profissionais das sete ouvidorias cumprem o papel de entrevistadores. Em 2015 a pesquisa sofreu uma alteração muito positiva com a inserção do quesito cor/raça (IBGE) oportunizando um novo recorte de usuárias e usuários participantes. Salienta-se que 97% dos entrevistados recomenda a unidade hospitalar para os amigos ou familiares.
Necessidade da gestão pública possuir um único instrumento qualificado e periódico de avaliação das rotinas e serviços prestados aos usuários internados nos Hospitais Federais do Rio de Janeiro (HFRJ), de acordo com a percepção de cidadãs e cidadãos que por um período encontram-se em atendimento em uma unidade hospitalar do Sistema Único de Saúde.
A valorização da escuta cidadã é fortalecida na Pesquisa de Satisfação aplicada e acompanhada pela ouvidoria do SUS, e deverá ser mantida como um compromisso de gestão participativa do Sistema Único de Saúde, fomentando e repercutindo com transparência este forte instrumento gerencial, que identifica problemas e/ou soluções nas rotinas diárias. A avaliação sistemática e periódica do grau de satisfação de cidadãs e cidadãos internados resultará em melhoria qualificada e contínua da prestação de serviços nas unidades hospitalares do SUS.
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