Olá,

Visitante

Permitas – Educação Permanente na Melhoria dos Indicadores na Transformação de Angra na Saúde

OBJETIVOS: Capacitar e sensibilizar os cirurgiões-dentistas para a reflexão e construção de novas propostas, tornando-os sujeitos do seu próprio processo formativo, melhorando, então, os indicadores de saúde bucal no município. METODOLOGIA: Em 2017 a nova gestão analisou os indicadores de saúde bucal, decidindo trabalhar inicialmente com a escovação supervisionada. Foram realizadas reuniões com os profissionais identificando os seguintes nós-críticos: dificuldade no planejamento das ações, complexidade na alimentação do sistema, ausência de apoio da gestão nas atividades educativas e desmotivação. Através de reflexões, criaram-se novas estratégias aplicadas às realidades locais. Discutiu-se sobre governabilidade e co-participação, assim como, foi realizado treinamento em digitação de dados. A parceria com o Programa Saúde do Escolar foi fortalecida e aumentou-se o vínculo entre trabalhadores e gestão.

A Educação Permanente em Saúde é um processo que leva os profissionais a se tornarem conhecedores da sua realidade local, utilizando a reflexão e a crítica para a transformação das práticas e das estratégias da organização da saúde. Neste contexto, a Coordenação de Saúde Bucal introduziu o PerMITAS, uma vez que a qualificação humana é um importante meio para a produtividade e desenvolvimento.

A capacitação dos profissionais promove a habilidade e criatividade para gerir os problemas de sua realidade local. O impacto positivo das ações gera satisfação profissional consolidando as práticas bem sucedidas, encorajando novas iniciativas e gerando a melhoria dos indicadores. O PerMITAS se consolida com a continuidade das ações e a implementação de novas etapas, visando uma transformação positiva na saúde Angra dos Reis.

Principal

Carla Alves Pinto, Rafael Valadão Cordeiro E Cristiane Barbosa de Souza.

ca.alvespinto@gmail.com

A prática foi aplicada em

Angra dos Reis

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

R. Alm. Machado Portela, 85

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Rafael Valadão Cordeiro

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
A educação permanente dos profissionais de enfermagem como estratégia no enfrentamento à dengue
Paraíba
Práticas
Oficina de atualizacao dos cadastros para melhoria da cobertura vacinal em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba
Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba