Pedagogia sistêmica e a construção da rede de atenção psicossocial: uma experiência integrada de inclusão, cuidado e promoção de equidade em Santa Cruz Cabrália

RESUMO:
Este artigo apresenta a consolidação de uma trajetória iniciada em 2009, no município de Santa Cruz Cabrália (BA), que integrou práticas de saúde, educação e espiritualidade, com base na Pedagogia Sistêmica, na Cultura de Paz e nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). O relato descreve os marcos históricos, as redes intersetoriais e os agentes sociais que atuaram no fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial e da escola como espaço restaurativo, inspirando uma proposta educacional que se expande para o Brasil, América Latina e África lusófona.
Palavras-chave: Pedagogia Sistêmica; Práticas Integrativas; Educação Popular; Justiça Restaurativa; Cultura de Paz; Saúde Mental; Espiritualidade; Política Pública; Intersetorialidade.

ABSTRACT:
This article presents the consolidation of a journey that began in 2009 in the municipality of Santa Cruz Cabrália (BA), integrating health, education, and spirituality practices, based on Systemic Pedagogy, the Culture of Peace, and Integrative and Complementary Health Practices (PICS). This experience report describes historical milestones, intersectoral networks, and social agents who strengthened the Psychosocial Care Network and the school as a restorative space, inspiring an educational proposal that expands to Brazil, Latin America, and Portuguese-speaking Africa.
Keywords: Systemic Pedagogy; Integrative Practices; Popular Education; Restorative Justice; Culture of Peace; Mental Health; Spirituality; Public Policy; Intersectorality.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Pedagogia Sistêmica na Construção de Redes de Cuidado e Justiça Restaurativa: Uma Abordagem Integrativa, Intercultural e Espiritual
1. Pedagogia Sistêmica, Pertencimento e as Ordens do Amor
A base teórica da proposta desenvolvida em Santa Cruz Cabrália repousa sobre a Pedagogia Sistêmica, conforme as formulações de Bert Hellinger, que introduz os conceitos das ordens do amor: pertencimento, hierarquia e equilíbrio. Estes pilares sustentam não apenas as relações familiares, mas também escolares, comunitárias e interinstitucionais (HELLINGER, 2001). Como aprofundaram Joan Garriga, Carola Castillo e Jan Jacob Stam, a ampliação da escuta, o respeito à ancestralidade e o olhar para o sistema como um campo vivo são essenciais para qualquer prática educacional ou terapêutica.
2. Educação Popular, Intersetorialidade e Escola Restaurativa
A perspectiva de Jaqueline Moll, uma das maiores referências da educação popular no Brasil, reforça que a escola deve ser espaço de formação integral, diálogo comunitário e justiça social. Em Santa Cruz Cabrália, essa visão foi incorporada a uma proposta que envolveu saúde, cultura e educação como campos interdependentes. A contribuição das Professoras Thais Veras, Viviane Aquino e Maria Cristina Martins foi determinante para a implementação de uma dinâmica de formação restaurativa e integrativa no ambiente escolar e comunitário.
3. Terapia Comunitária Integrativa e Espiritualidade Popular
A Terapia Comunitária Integrativa, criada por Adalberto Barreto, trouxe a força dos saberes populares, das redes de apoio e da escuta coletiva como elementos estruturantes da proposta terapêutica utilizada. As práticas de abertura com celebrações no WhatsApp e encerramentos com oração ou meditação foram inspiradas não apenas em Adalberto, mas também no Professor Ubiraci Paraxó, que fortaleceu a presença espiritual e cultural nas dinâmicas de grupo.
4. Pensamento Integrativo, Cuidado Ancestral e Redes Sistêmicas
Josemar Freitas, Maria Eugênia Franca, Janaron Pataxó, Jeff Pataxó e os irmãos Távora contribuíram com saberes interétnicos, ecológicos e espirituais, promovendo uma abordagem de cuidado intercultural e integrativa, onde o território é compreendido como corpo vivo, campo terapêutico e espaço de memória. A ancestralidade indígena e afro-brasileira foi honrada não apenas como símbolo, mas como metodologia de cuidado.
5. Instituto Imensa Vida e o Círculo como Espaço de Cura
Durante a pandemia, os professores do Instituto Imensa Vida ampliaram o alcance dos grupos de estudo de constelação familiar pelo whats app e telegram, entre outras redes sociais e após a pandemia, prosseguiu através de vários protagonistas, o aumento da potência das práticas integrativas e da disseminação do pensamento sistêmico por meio de encontros híbridos e ações online. Entre os que atuaram diretamente, contribuindo com Santa Cruz Cabrália estão:
Hércules Randazzo,
Sandra Lage (cujo curso de pensamento sistêmico foi um divisor de águas em 2023),
Elaine Assis,
Jane Teodoro,
Daniela Baveda,
Pablo Delgado,
Maria Aparecida Dionísio,
Marcus Dultra
Léia Santini
Luceni Ransolin,
Lizete Maria de Paula.
Esses nomes, essas almas, contribuíram para o aprofundamento do campo fenomenológico, intuitivo e espírito comunitário da proposta cabraliense.
6. Arquivologia Sistêmica e Memória Digital Restaurativa
O uso da plataforma FamilySearch como espaço de arquivamento espiritual e terapêutico e o engajamento às aplicações da Autossuficiência Brasil foi possível graças à sensibilização e ação de voluntários como:
Maria Aparecida Gomes,
Altina Farias,
Gustavo Prado,
Renê Portela,
Jerusa Jacondo
Iracema Ferro
Argemiro Barroso Neto
Ivan Tramontina
Liliane Moreira

Esses colaboradores facilitaram não apenas o armazenamento, registro e pesquisa, mas a vivência dos princípios da resiliência emocional, surgindo, na sequência também a cura transgeracional e o resgate da dignidade da memória coletiva, segundo diversos depoimentos, com base nos princípios das inspirações espirituais contemporâneas.
7. Contribuição de Joanna Angélica Carneiro e Mônica Coutinho
Essas pesquisadoras atuaram fortemente na fundação do Conselho Intersetorial Sistêmico e na organização do Observatório Sistêmico do Programa de Apoio e Promoção de Saúde Integral Npics Brasil, além de contribuírem com a sistematização científica do Laboratório de PICS Sistêmicas, cuja base nasceu na Unesulbahia, foi fortalecida pela UFSB e Organizações Não Governamentais e consolidada no Fórum de Santa Cruz Cabrália, com Publicações na RevPsi, no HumanizaSUS e no IdeaSUS/ Fiocruz.
8. Espiritualidade Revelada e Sabedoria Profética
Por fim, todo o processo encontra eco nos ensinamentos espirituais de Russell M. Nelson, Dallin H. Oaks, Gerrit W. Gong, Dieter F. Uchtdorf e David A. Bednar, que ensinam sobre:
A ciência espiritual da gratidão, do autocuidado e da revelação contínua,
A centralidade da família como campo de cura eterna,
O pertencimento divino e a verdade como caminho de restauração,
A justiça como expressão da alma em equilíbrio com os céus.
Esses líderes ampliam o campo epistemológico da espiritualidade aplicada, elevando o cuidado em saúde e educação à condição de ministério de cura universal.
9. Metodologia Híbrida, Integrativa e Sistêmica: Rodas, Ciclos e Redes em Ação
A proposta pedagógica e terapêutica desenvolvida em Santa Cruz Cabrália não se limita a uma escola teórica única. Ao contrário, ela se sustenta em uma abordagem híbrida, com forte base na Pedagogia Sistêmica, na Pedagogia Integrativa e nos Círculos de Construção de Paz, articulando saberes presenciais e virtuais, científicos e populares, comunitários e institucionais, públicos e privados.
9.1. O que é a Pedagogia Sistêmica?
A Pedagogia Sistêmica, baseada nos ensinamentos de Bert Hellinger, propõe que a escola seja um lugar onde os vínculos e as histórias familiares sejam respeitados, onde o aluno possa ocupar seu lugar com dignidade, e onde professores e profissionais da educação possam se libertar de padrões repetitivos inconscientes (HELLINGER, 2001). Como explica Joan Garriga, essa pedagogia “revela as dinâmicas ocultas que influenciam o comportamento e a aprendizagem”, promovendo ordem, pertencimento e equilíbrio emocional nos ambientes educativos e familiares.
9.2. A Pedagogia Integrativa de Adalberto Barreto e Paulo Freire
Adalberto Barreto, etnopsiquiatra e professor da UFC, criou a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), com inspiração direta na educação libertadora de Paulo Freire. Ele propôs que o saber popular deve ter o mesmo valor que o saber acadêmico, e que o protagonismo comunitário é a maior forma de cura. Os cinco pilares da TCI, que sustentam a Pedagogia Integrativa em Cabrália, são:
Teoria da Comunicação (Paul Watzlawick);
Antropologia Cultural (Clifford Geertz);
Resiliência (Boris Cyrulnik);
Sistêmica (Bert Hellinger);
Pedagogia de Paulo Freire.
A celebração antes dos encontros e a conotação positiva no final de cada ação online, são marcas desses pilares aplicados.
9.3. Os Ciclos de Paz e a Justiça Restaurativa
Os Círculos de Construção de Paz utilizados no município foram inspirados em autores como Lorraine Stutzman-Amstutz, Kay Pranis, Howard Zehr e Jean Quebradas (Quebranes), que propõem uma pedagogia da escuta, da circularidade e da responsabilização compartilhada. Os círculos são conduzidos com o uso de objetos da palavra, valores restaurativos e intencionalidade espiritual.
Essa metodologia restaurativa, integrativa e sistêmica, já presente nos Círculos Restaurativos do CEJUSC Cabrália desde sua fundação, foi adaptada para os círculos híbridos, com presença física de alguns participantes e outros conectados pela internet.
9.4. Metodologia Híbrida e Casos Concretos
A proposta cabraliense se destaca por integrar ambientes presenciais com ambientes virtuais, mantendo o vínculo, a escuta e a circularidade. Exemplos dessa inovação metodológica incluem:
Módulos de Constelação Familiar com as professoras Sandra Lage, Hércules Randazzo e Maria Aparecida Dionísio, realizados presencialmente em um local, fosse Santa Cruz Cabrália, Peruíbe ou Belo Horizonte, com participação remota de participantes, como a agente comunitária Agricimara Lima, diretamente de Sergipe;

Workshops de Constelação Familiar Sistêmica transmitidos de clubinhos presenciais em Cabrália, com ampla participação de pessoas de várias regiões do Brasil;

Círculos Sistêmicos no Espaço Flor de Lótus, local privado que ofereceu bolsas e vouchers para usuários do SUS, com mediação do CEJUSC, compondo uma experiência, inédita no SUS do município, de parceria público-privada para promoção da saúde emocional e comunitária.

Essa metodologia híbrida é sustentada por tecnologia simples (WhatsApp, Zoom, YouTube, Google Meet), por espiritualidade cotidiana, por escuta profunda e pelo respeito à diversidade cultural e religiosa dos participantes.

10. Ciclos Sistêmicos e Restaurativos de 30 Dias: A Metodologia da Gratidão e da Cura em Movimento
A partir da pandemia de Covid-19, o município de Santa Cruz Cabrália inaugurou uma nova etapa de seu programa formativo e restaurativo, marcada por ciclos temáticos com duração de 30 dias. Essa abordagem permitiu a organização de módulos sequenciais e interativos, acessíveis tanto presencial quanto virtualmente, com certificação emitida pelo CEJUSC em parceria com o Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália.
10.1. A Inspiração Profética do Ciclo Internacional da Gratidão
O primeiro grande impulso para essa metodologia surgiu com a mensagem global do Dr. Russell M. Nelson, cirurgião cardíaco e presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que em plena pandemia conclamou o mundo a praticar a gratidão como recurso terapêutico e espiritual. A partir desse chamado, foi organizada uma campanha Internacional de Gratidão, que inspirou a realização de diversos programas com base nos princípios de registros pessoais da fé, da ciência e da conexão entre os povos.
10.2. Ciclos Sistêmicos e PICS no SUS (2023–2024)
Entre os anos de 2023 e 2024, foram conduzidos vários ciclos integrativos de 30 dias, que se tornaram referência dentro das redes sociais e do SUS, promovendo cursos certificados, abertos e inclusivos, com participação de profissionais, pacientes, alunos, cuidadores e voluntários de todo o Brasil.
Os principais ciclos desenvolvidos foram:
Ciclo de Imposição de Mãos, com base nas práticas de Enfermagem, nos livros Mãos de Luz (Barbara Brennan), O Toque Quântico e O Poder de Curar (Richard Gordon), espiritualidades diversas e nas tradições espirituais brasileiras e latino-americanas.

Ciclo da Comunicação Terapêutica, unindo a Comunicação Não Violenta (CNV), a Comunicação da Enfermagem, o acolhimento escutante da TCI, a poética da constelação familiar e várias outras.

Ciclo da Meditação Restaurativa, com uso de práticas contemplativas de várias tradições espirituais, técnicas diversas, integradas à justiça restaurativa e ao cuidado sistêmico.

Ciclo de Toques e Práticas Corporais Integrativas, como shiatsu, reflexoterapia, automassagem, escuta do corpo e respiração ativa.

Ciclo de Pensamento Sistêmico, com destaque para o curso facilitado pela Professora Sandra Lage, que se tornou referência nacional após o Maio das PICS de 2023.

Ciclo de Recordações Sistêmicas, centrado no uso do aplicativo FamilySearch, como ferramenta de cura intergeracional, genealogia terapêutica e arquivologia espiritual.

Ciclo de Autocuidado com Florais e Outras PICs, unindo saberes populares e científicos, espiritualidade e cuidado diário.

Série “Vamos Todos Cirandar”, conduzida pela Professora Thais Prestes Veras, com apoio do autor do presente artigo, integrando pedagogia popular sistêmica da roda, PICS e princípios da justiça restaurativa em uma sequência de vídeo lives e encontros online.

Esses ciclos se consolidaram como dispositivos híbridos de informação, intervenção e restauração, com forte potencial de replicabilidade em outros territórios. Eles integram educação continuada, cuidado comunitário, espiritualidade plural e certificação institucional, abrindo um novo campo para a educação em saúde baseada na experiência, na fé e na ciência.

11. RESULTADOS
A experiência desenvolvida em Santa Cruz Cabrália resultou na construção de uma rede intersetorial e sistêmica de cuidado integral, com impactos mensuráveis e subjetivos em diversas dimensões da vida comunitária. Entre os principais resultados observados:
Aumento da notificação e do acompanhamento dos casos de autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento, a partir da integração entre escola, saúde e assistência social, com destaque para o uso dos prontuários sistêmicos e para a mediação integrativa e sistêmica comunitária.

Formação de diversos profissionais, entre professores, agentes comunitários de saúde, terapeutas populares e gestores, por meio de cursos presenciais e ciclos formativos de 30 dias com certificação oficial do CEJUSC em parceria o Conselho Intersetorial, formado a partir do Departamento de Recursos Humanos.

Redução de situações de violência escolar, bullying e exclusão, com ampliação dos espaços restaurativos (círculos de paz, rodas de escuta e constelações familiares nas escolas e unidades de saúde).

Fortalecimento da comunidade digital Npics Brasil, com milhares de interações mensais em rodas online e oficinas terapêuticas, com participação nacional e até internacional, em especial, Portugal ou da África lusófona.

Adoção do FamilySearch como tecnologia social de Arquivologia, apoio espiritual, cura transgeracional e reconstrução de histórias familiares, integrado aos ciclos de Recordações Sistêmicas e ao Programa de Autossuficiência.

Criação de parcerias público-privadas concretas, com destaque para a parceria entre o Espaço Flor de Lótus e o CEJUSC, que permitiram a participação gratuita de usuários do SUS em oficinas, Curso de Shiatsu e terapias avançadas.

12. DISCUSSÃO
A experiência de Santa Cruz Cabrália demonstra que é possível criar modelos híbridos e interdependentes de atenção psicossocial, baseados na Pedagogia Sistêmica, na justiça restaurativa e nas Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS), mesmo em municípios de pequeno porte.
A adoção da metodologia dos ciclos de 30 dias e a conexão com líderes espirituais e acadêmicos (como Sandra Lage e Thais Veras, facilitadoras presenciais e híbridas, assim como os voluntários do FamilySearch), favoreceram uma transformação pedagógica e cultural que alcança a alma dos territórios, e não apenas seus sistemas.
A inclusão de comunidades indígenas e tradicionais, com protagonismo de figuras como Ubiraci Pataxó, Janaron Pataxó, Jeff Pataxó e os irmãos Távora, fortaleceu a base intercultural da proposta. Os vínculos construídos entre saberes populares, espirituais e acadêmicos mostram a potência de uma abordagem sistêmico-fenomenológica que respeita o sentir, a sincronicidade e a ancestralidade.
A formação continuada híbrida, com encontros presenciais e digitais, alcançou territórios invisibilizados e fortaleceu uma nova epistemologia do cuidado e do ensino, baseada na memória, na escuta e na colaboração.

13. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Santa Cruz Cabrália se consolidou, entre 2009 e 2025, como laboratório vivo de uma Pedagogia Restaurativa, Integrativa e Sistêmica, aplicando princípios fenomenológicos, práticas comunitárias e tecnologias espirituais em saúde pública, educação e desenvolvimento humano.
O modelo aqui relatado pode ser replicado em outros territórios, respeitando os contextos locais e com forte valorização dos vínculos intersetoriais, das redes de cuidado, da espiritualidade vivenciada e das plataformas digitais que acolhem e curam (como o FamilySearch, o WhatsApp e o YouTube).
O protagonismo dos voluntários, professores, terapeutas, agentes de saúde, líderes espirituais e comunitários mostra que não é necessário aguardar políticas nacionais prontas para agir localmente com sabedoria, equilíbrio, pertencimento, amor e ordem.
Este artigo é um convite à transformação — com os pés na terra, o coração na escuta e os olhos no céu.

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autor Principal

Diego da Rosa Leal

npicscabralia@gmail.com

Enfermeiro Terapeuta Sistêmico

Coautores

Diego da Rosa Leal

A prática foi aplicada em

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Bahia

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Diego da Rosa Leal

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01 jul 2025

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01 jul 2025

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