Olá,

Visitante

PalhaSUS Horizontino e Conexão Fora Dengue

FIANLIDADE DA EXPERIÊNCIAComo agente de endemias e mobilizador, tive a necessidade de reinventar minha forma de abordagem de educação em saúde. A partir desta minha pesquisa e observação, introduzi a arte cênica em meu trabalho, criando monólogos e mecanismos de interagir com o público tornando a educação em saúde um despertar de conhecimentos levando em consideração o que fala Piaget, que todos temos conhecimento, saber popular.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOSAs apresentações são baseadas em forma de monólogos no qual o personagem interage com a plateia usando uma linguagem objetiva baseada no saber popular. O PalhaSUS Horizontino focalizou nas apresentações a temática da prevenção ao Aedes Aegipty, utilizando em suas apresentações a música, dança e interação com uma pessoa caracterizada com a roupa do mosquito transmissor da Dengue, logo em seguida é apresentado através de murais o ciclo de reprodução do vetor e sua forma de prevenção ao mesmo tempo, sempre interagindo com a comunidade. Esta apresentação dura em média 40 minutos.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÕES/MONITORAMENTOFoi observado através de depoimentos com o público presente nas apresentações que a forma usada neste processo de educação e saúde, tornou-se mais dinâmico, claro e objetivo.

O PalhaSUS é um personagem criado que usa a sensibilidade e alegria do palhaço para abordar temas ligados a saúde, qualquer que seja o assunto, é um palhaço cuidador da saúde da comunidade. Este projeto é uma experiência existente em outros estados brasileiros, em Horizonte a denominação para o personagem é o PalhaSUS Horizontino. Tive o conhecimento do mesmo, na IV Amostra da Saúde em Brasília 2014.

Levando em consideração o que fala Gardner que todos os indivíduos possuem como parte de sua bagagem genética, certas habilidades básicas em todas as inteligências. A forma de educar através da arte educação torna-se eficaz, para o processo de educação de educação em saúde.A implementação se deu em locais diversificados como: unidades básicas da estratégia saúde da família, empresas, escolas municipais e estaduais e equipamentos comunitários. Ampliamos o conhecimento da população e incentivamos o protagonismo na comunidade.

Principal

José Fábio de Souza

A prática foi aplicada em

Horizonte

Ceará

Nordeste

Instituição

AV. PRESIDENTE CASTELO BRANCO 4817

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

José Fábio de Souza

Conta vinculada

emanoel.filho@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto “Saúde Aqui: Relato de Experiência”
Tocantins
Práticas
Projeto Viva Mais, Práticas de Exercícios Físicos e Orientações Nutricionais com Princípios Funcionais, para A Melhoria de Qualidade de Vida no Município de Ourém-Pa
Pará
Práticas
Combatente Municipal –Escola e Comunidade Livres do Aedes Aegypti
Amazonas
Práticas
Promoção de Saúde dos Caminhoneiros e Caminhoneiras no Ponto de Parada e Descanso do Município do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Peso Saudável
Tocantins
Práticas
Formação em Diabetes para Profissionais da Educação de Blumenau/Sc
Rio Grande do Sul
Práticas
Oficina com Mulheres: Desenvolvimento de Ações de Cuidado Voltados ao Hiv/ Aids
Rio Grande do Sul
Práticas
Benefícios da Implementação de Assistência Médica 24 Horas em uma Cidade do Interior Paraibano
Paraíba
Práticas
Projeto Resgatando Sorrisos
Paraíba