Olá,

Visitante

Pais Como Co-Terapeuta das Crianças Assistidas no Programa de Atenção a Saúde Mental – Paps

O PROACEFO (Projeto Assessoria e Consultoria Fonoaudiológica na Escola: A Interface da Saúde e a Educação) foi criado com o intuito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, formação dos educadores e promover qualidade de vida, estabelecendo-se uma interligação entre a saúde e a escola. Através de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação, o PROACEFO trata da realização de ações na promoção, prevenção e atenção à saúde tanto para os estudantes quanto para os educadores, nas áreas da Fonoaudiologia e afins como Nutrição, Psicologia e Fisioterapia, contando-se com o apoio dessas especialidades quando necessário.O projeto é organizado em quatro visitas mensais, uma por semana, em dias pré-estabelecidos na escola, durante o período de 6 meses em cada instituição como um projeto piloto. Inicialmente é traçado o diagnóstico institucional através da aplicação de um questionário para ser delineado o perfil da escola.O fonoaudiólogo realiza uma visita semanal para a execução das propostas pré-programadas de assessoria e consultoria:Visita 1: Oficinas de capacitações para professores, selecionando temas pertinentes para suas atuações profissionais como Educação Inclusiva, Distúrbios da Linguagem Escrita, Dislexia, TDAH, Bullying, Rendimento e Fracasso Escolar, Saúde Auditiva. Visita 2: Oficinas de saúde vocal para os professores. Visita 3: Adaptações e orientações sobre a dinâmica da sala de aula, sugestões de atividades, adaptações físicas e pedagógicas necessárias frente à presença de aluno com dificuldade específica, distúrbio ou patologia, além da realização de estudo de caso. Visita 4: Oficinas para alunos e/ou pais. Essas atividades serão de caráter educativo, através de propostas práticas como de estimulação das habilidades cognitivas, linguagem escrita e oral, audição, voz, motricidade orofacial, sensoriais, afetivas, atividades em saúde na promoção e prevenção.

O PROACEFO (Projeto Assessoria e Consultoria Fonoaudiológica na Escola: A Interface da Saúde e a Educação) foi criado com o intuito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, formação dos educadores e promover qualidade de vida, estabelecendo-se uma interligação entre a saúde e a escola.

A escola quando está disposta a acolher um projeto e usufruir dele, no papel da direção, coordenação e educadores, conseguem obter melhores resultados e ganhos, garantindo não apenas a formação dos alunos, mas possibilitando o estabelecimento de um ambiente saudável e motivado.O projeto pode ser desdobrado e atingir um nível global de saúde, em que não será apenas um fonoaudiólogo o responsável técnico pela escola, mas uma equipe multidisciplinar com um representante de cada especialidade. O trabalho ainda pode ser estendido e ser ofertado um Centro de Apoio à Escola.

Principal

Taisa Ribeiro Lopes

taisalopes@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Madre de Deus

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Av. Rodolfo de Queiroz Filho, 94 - Centro

Uma organização do tipo

Foi cadastrada por

Taisa Ribeiro Lopes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 nov 2018

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Oficina de Economia Solidária
Rio de Janeiro
Práticas
Terapia Comunitária Integrativa: um relato de experiência no município de Resende (RJ)
Rio de Janeiro
Práticas
Grupo terapêutico: um espaço de acolhimento e de suporte para o final de semana, através da musica, violão e técnica da auriculoterapia
Rio de Janeiro
Práticas
Equipe multidisciplinar – um olhar psicossocial na atenção à infância e adolescência
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Adoles-SER- a clínica em movimento. Cuidado e promoção de saúde mental de adolescentes
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Avaliação diagnóstica do TEA no SUS e capacitação dos pais como forma primordial de intervenção
Rio de Janeiro
Práticas
Oficina de Estimulação Cognitiva como estratégia de cuidado ampliado para indivíduos com dependência de álcool
Rio de Janeiro
Práticas
Os dados do CAPS1 Minha Vida como indicador avaliativo do serviço na supervisão clínico-institucional
Rio de Janeiro
Práticas
Grupo de familias em um CAPS infanto-juvenil
Rio de Janeiro