Olá,

Visitante

Painel de Monitoramento: uMA Ferramenta de Acompanhamento e Busca Ativa Vacinal

Categoria não especificada

Tendo em vista a necessidade de elevar as coberturas vacinais das crianças menores de um ano de idade, ao qual dados do SIPNI WEB tem revelado insatisfatórios. E considerando que o monitoramento e a busca ativa vacinal se constituem como importantes ferramentas preconizada pelo Programa Nacional de Imunizações. O município de Riacho das Almas/PE, por meio da Coordenação Municipal de Imunizações, realizou, em setembro de 2022, a implementação de um Painel de Monitoramento Vacinal com o intuito de aprimorar os serviços de saúde e aumentar as coberturas vacinais. Percebeu-se um aumento da cobertura vacinal ao final do ano, em comparação ao ano anterior. A implementação e utilização do Painel de Monitoramento possibilitou conhecer a situação vacinal das crianças menores de um ano de idade do território, viabilizando em tempo oportuno a busca ativa vacinal e sistematizando o processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família, contribuindo assim com o aumento das coberturas vacinais.

Por meio da análise dos indicadores de cobertura vacinal, obtidos através do SIPNI WEB e dos resultados do primeiro quadrimestre do Previne Brasil, o qual revelaram-se insatisfatórios, percebeu-se a necessidade da realização de um monitoramento mais detalhado para entender como estava o cumprimento dos esquemas vacinais e se estavam sendo registrados de forma adequada. Para alcance dos objetivos, em setembro de 2022, implantou-se um Painel de Monitoramento Vacinal por meio da criação de uma planilha online, utilizando-se o programa Google Sheets, nelas foram inseridas dados como: nome, data de nascimento, idade, numero do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), Agente Comunitário de Saúde (ACS), imunobiológico administrado (pentavalente e Poliomielite) e data correspondente da aplicação, por fim, o status vacinal, identificado pelas cores: vermelha (para vacina em atraso); laranja (para vacina no prazo) e verde (para vacina aplicada). Essas planilhas foram compartilhadas em nuvem com os profissionais que compõem as Equipes de Saúde da Família (ESF), de modo a permitir a inserção dos dados das crianças de cada território adscrito no âmbito do município e o acompanhamento do status vacinal. A gestão municipal por meio da Coordenação do PNI, se encarregou mensalmente de realizar o monitoramento, verificando o cumprimento dos esquemas vacinais e o seu adequado registro no sistema de informação E-SUS AB.

Com a implementação do Painel de Monitoramento Vacinal, identificou-se de maneira nominal um total de 272 crianças menores de um ano de idade cadastradas no território por ESF, bem como a obtenção de dados acerca das vacinas administradas. Dessas, aproximadamente 73% atualizaram a dose vacinal da Pentavalente e 75% atualizaram a dose da vacina contra Poliomielite no período analisado. Ainda, foi possível obter um comparativo de cobertura vacinal, por meio do SIPNI DATASUS, entre os anos de 2021 e 2022 dos principais imunobiológicos administrados em crianças menores de um ano de idade. Analisando os dados coletados para as vacinas avaliadas no Previne Brasil (Pentavalente e Poliomielite – VIP), principais vacinas contidas no Painel de Monitoramento, permitiu-se observar um aumento considerável da cobertura no ano de 2022 atingindo um percentual de 82,47 e 80,17, respectivamente. Diferente dos dados apresentados para o ano de 2021, quando o município possuía percentuais inferiores, alcançando uma cobertura vacinal de 76,13 e 72,26 para ambos imunobiológicos. Para aquelas crianças em que por intermédio do painel identificou-se haver atraso, as Equipes de Saúde da Família foram alertadas para realização de busca ativa vacinal e sensibilização dos pais ou responsáveis em manter a vacinação atualizada.

A implementação e utilização do Painel de Monitoramento possibilitou conhecer a situação vacinal das crianças menores de um ano de idade do território de maneira prática. Embora o painel contemple apenas as duas vacinas previstas no indicador 5 do Programa Previne Brasil , permitiu de forma indireta a atualização das demais vacinas previstas para a faixa etária. Por ser uma planilha com compartilhamento em nuvem, proporcionou um maior engajamento por parte das Equipes de Saúde da Família no que tange ao monitoramento e busca ativa das crianças faltosas contribuindo assim com o aumento das coberturas vacinais. Pretende-se, posteriormente, acrescentar no painel de monitoramento informações referentes as demais vacinas previstas para a faixa etária.

Principal

NATALIA DOS SANTOS SOUZA

Coautores

Iêda Rodrigues de Freitas, ALYNE FERNANDA TORRES DE LIMA, Eliane Braz

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos