Ouvidoria como mecanismo de diálogo entre a população e a gestão: analisando a construção da participação social no SUS em São Domingos do Prata (MG)

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A participação social na gestão do sistema de saúde é uma das políticas promovidas na construção do Sistema Único de Saúde no Brasil. Para o alcance de resultados bem sucedidos na implementação de uma nova política deve-se considerar os interesses e opiniões da população. Nesse trabalho são analisados dois mecanismos de diálogo entre a população e a gestão municipal. Realizou-se um estudo de caso no município de São Domingos do Prata (MG), utilizando a combinação de métodos quantitativo e qualitativo. Participaram da pesquisa usuários do serviço público municipal de saúde. Como resultado, identificou-se a satisfação dos participantes com a assistência à saúde oferecida, a mobilização positiva da população na divulgação e participação da Conferência Municipal de Saúde. O objetivo do estudo foi avaliar o grau satisfação dos usuários dos serviços de saúde pública municipal e promover a participação social na gestão, através da expressão das necessidades, demandas e defesa de interesses comuns. A pesquisa corresponde a um estudo de caso com análise de informação extraída da combinação dos métodos quantitativo e qualitativo. No estudo quantitativo, aplicou-se uma pesquisa de satisfação do usuário quanto aos serviços recebidos no período de janeiro a dezembro de 2012, considerando: o atendimento na recepção, na marcação de consulta, na sala de espera, na farmácia, nas reuniões de promoção da saúde, nas salas de curativo, vacina e injeção, nas consultas do profissional médico, enfermeiro, dentista, psicólogo e fisioterapeuta, em outros grupos e serviços. As opções de marcação avaliativa foram: ótima, boa, regular e ruim. Para identificação do atendimento geral foram consideradas as alternativas: muito satisfeito, satisfeito, pouco satisfeito e insatisfeito. Em último momento, foi ofertado um espaço para sugestões, críticas, elogios e mensagem. As pesquisas foram disponibilizadas em seis unidades de Estratégia Saúde da Família, no Centro de Atenção Psicossocial, na Secretaria Municipal de Saúde e outros ambientes afins, para que fossem avaliadas por espontânea vontade e sem a obrigatoriedade de identificação. O estudo qualitativo foi realizado em 2013 no período de maio a junho, para avaliar a participação da população nas reuniões de pré-conferência de saúde, em seis comunidades rurais e duas comunidades urbanas, através de roda de conversa e incentivo a participação na Conferência Municipal de Saúde.

Buscar a aproximação da população com a gestão. Esse problema constitui o fator primordial a ser trabalhado para a consolidação do SUS, em São Domingos do Prata, Minas Gerais. A comunicação é aqui entendida como aliada máxima para o alcance desse propósito. Por vivência, tem-se o diálogo aberto como referencial de aproximação da população, porém faltava um mecanismo a mais que possibilitasse o armazenamento das informações discutidas, à apuração dos fatos apontados, a resolução dos problemas e a identificação do nível de informação da população quanto aos serviços empreendidos. Para tanto, de forma cautelosa surgiu à ouvidoria como uma referência para mudanças na política de saúde e um canal de informação sobre os serviços contendo o registro de sugestões, elogios, reclamações e denúncias.

A construção da ouvidoria em âmbito municipal demanda divulgação em todo território. O incentivo para o preenchimento da pesquisa de satisfação deve ser contínuo. É necessário manter o retorno sobre os comentários: críticas, sugestões e elogios.

Principal

Adriana Cristina Perini Ribeiro

Coautores

Adriana Cristina Perini Ribeiro

A prática foi aplicada em

São Domingos do Prata

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de São Domingos do Prata (MG)

São Domingos do Prata, MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Adriana Cristina Perini Ribeiro

Conta vinculada

06 jan 2018

CADASTRO

02 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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