Olá,

Visitante

Os Desafios de Construir Caminhos para Desistitucionalização Sem a Totalidade dos Dispositivos Substitutivos Apropriados, Considerando a Cultura Manicomial dos Atores Envolvidos.

O município de Macaé, localizado no Norte Fluminense, possui 251.631 mil habitantes. O Programa de Saúde Mental é composto por sete dispositivos: CAPS, CAPS AD, CAPSi, Núcleo de Saúde Mental, Residência Terapêutica, Desinstitucionalização, Tabagismo. Neste cenário a equipe de desinstitucionalização desenvolve estratégias visando a reabilitação psicossocial no território com ênfase na produção da autonomia de forma a garantir seus direitos e inclusão social.METODOLOGIA: Visitas periódicas ao Hospital Psiquiátrico da Região, Reuniões intersetoriais de Rede, atendimento individual e familiar, visitas domiciliares e institucionais, Realização de grupo de apoio aos familiares, acompanhamento dos moradores da residência terapêutica, apoio técnico as equipes dos dispositivos de saúde mental, desenvolvimento de ações nos contextos dos projetos terapêuticos singulares que viabilizem a obtenção de documentação e o acesso a benefícios previdenciários e assistenciais, implementação do Programa de Volta pra casa no município, ações articuladas junto ao Ministério Público, construção de metodologias e estratégias específicas junto as redes intersetoriais.

Construir parcerias institucionais para fortalecer a rede de Saúde Mental, desenvolver estratégias de apoio matricial aos atores implicados no projeto

Buscando uma interlocução com as equipes de saúde, a equipe de desinstitucionalização, através do apoio matricial, oferece retaguarda assistencial e suporte técnico pedagógico, compartilhando vivencias dos usuários, em uma atitude de corresponsabilização pelos casos. Para além disso, o trabalho de apoio aos familiares, permitiu conhecer a experiência da sobrecarga e apoiar iniciativas de ajuda mutua, promovendo educação em saúde e autonomia.

Principal

Janaina Viana de Almeida

janavialmeida@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Cosems-Rj

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Risus: de coadjuvante a protagonista
São Paulo
Práticas
Tecendo tramas do cotidiano e da complexidade em um grupo de convívio na atenção básica
São Paulo
Práticas
Fora da casinha: uma experiência de integração da Rede de Atenção Psicossocial de Bauru
São Paulo
Práticas
Artesanato como prática de promoção em saúde mental
São Paulo
Práticas
O Natal é melhor em casa
Sergipe
Práticas
A potência da visita compartilhada entre Caps e atenção básica em saúde mental
Santa Catarina
Práticas
Carteirinha de saúde mental para o cuidado compartilhado na rede
Santa Catarina
Práticas
Transtorno mental relacionado ao trabalho: a importância da escuta para planejamento e execução de ações no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador Macronorte
Rio Grande do Sul