Os Benefícios da Implementação do Serviço de Atenção Domiciliar na Política Nacional de Saúde

OBJETIVOS: Apresentar o SAD de um município do interior do estado do Rio de Janeiro, qual seja Silva Jardim.METODOLOGIA: O SAD de Silva Jardim é composto por médico, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e técnicos de enfermagem, funciona 12 horas por dia, sete vezes na semana e oferece uma equipe atuante, comprometida e humanizada. O serviço leva aos usuários necessitados aquilo que está a seu alcance (como por exemplo, cuidados, orientações, materiais, medicamentos, carinho e atenção). O atendimento é organizado a partir de avaliação realizada em estudo de caso, que origina o plano de cuidados a cada usuário. Cumpre registrar, ainda, que muitos pacientes são atendidos diariamente, conforme a necessidade.

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) foi criado pela Portaria no 963, de 27 de maio de 2013, com o intuito de atender aos usuários restritos ao lar devido a questões de saúde, com maior necessidade de acompanhamento. Assim, o SAD é considerado um serviço substitutivo à internação hospitalar ou complementar ao atendimento ambulatorial, sendo composto por Equipe Multiprofissional.

Devido aos fatos supracitados, concluiu-se o SAD do município de Silva Jardim é fundamental para a promoção da saúde, ligada não somente à ausência de doença, mas ao bem-estar e qualidade de vida dos usuários.

Principal

Cássia Helena Jardim Moura, Tereza Cristina A. Fernandes E Larissa Maria David Gabardo

cassia_enfa@yahoo.com

A prática foi aplicada em

Silva Jardim

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Cássia Helena Jardim Moura

Conta vinculada

03 out 2020

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas