Olá,

Visitante

Oficina Oportunizar /CAPS AD

A presente oficina é uma das atividades terapêuticas ofertada aos assistidos do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas de Barra Mansa, prioritariamente, usuários acompanhados pelo CAPS-AD e em eventualidade, familiares e comunidade local.

O projeto se justifica a medida em que foi contratados uma equipe pedagógica e um artesão para promoção de ações de fortalecimento de atividades coletivas e individuais de cunho promocional em de demandas lúdicas, sociais e que promova a superação de vulnerabilidade social e, consequentemente, no processo de reintegração social. O trabalho é ofertado pela equipe técnica de saúde mental do município e periodicamente passa por atualizações e reflexões dos impactos positivos ao acolhido.

A oficina promove através das ações semanais junto aos assistidos no espaço Reviver divulgação de vagas de cursos gratuitos com inscrições abertas, cadastro de currículos em sites e via e-mail, inscrições de processos seletivos, orientação profissional, entrevistas de emprego (dicas), 2ª via de documentos digitais e perfil LinkedIn. É uma estratégia de intervenção que vislumbre valorizar o potencial de dinamismo, comunicabilidade e até mesmo empreendedorismo dos usuários, de modo a promover a reintegração social.

A presente proposta é aplicada pela pedagogo, às terças-feiras ás 10:00h e ás 14:00h. O equipamento por ser uma equipe multiprofissional possibilita essa troca de saberes e enriquece o processo de ensino aprendizagem junto aos participantes

O objetivo é fornecer as ferramentas necessárias para que os assistidos do CAPS-AD-Espaço Reviver- faça uma reflexão sobre reinserção ao mercado de trabalho e superação de vulnerabilidade social após reingresso ao mercado formal de trabalho.

A aplicação do projeto se dará de modo a qualificar o espaço do Reviver por meio de planejamento estratégico, o cumprimento de atividades que fortaleça os assistidos no processo de qualificação profissional e reinserção ao mercado de trabalho. De forma quantitativa já são dezenas de pedidos atendidos dentre confecções de currículos como encaminhamento as entrevistas e caso de sucesso ao mercado de trabalho. É notório o quão ações terapêuticas similares ao serem trabalhadas com nosso pacientes, no município de Barra Mansa, o resultado é significo ate mesmo no processo de criação dos vínculos entre paciente e técnico.

É importante uma base de dados com vagas atualizadas de emprego em diferentes áreas do conhecimento. Grupos nas redes sociais e diálogo com setor empresarial contribui muito.

Principal

JOHNES HEBERT VICTAL EVANGELISTA

johneshebert@yahoo.com.br

Pedagogo

Coautores

: Johnes Hebert Victal Evangelista; Denise Durval

A prática foi aplicada em

Barra Mansa

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Professor Pedro Vaz, n⁰ 57, no Centro

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Johnes Hebert Victal Evangelista

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

20 mar 2024

e atualizada em

20 mar 2024

Início da Execução

03/10/2023

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Plantão Psicológico online
Santa Catarina
Práticas
Isolamento Social em Tempos de Pandemia: o Trabalho em Rede de Saúde Mental e Saúde da Família no Município de Niterói
Rio de Janeiro
Práticas
Mapeamento e Intervenção em Usuarios com Comportamento Suicida em Volta Redonda- Rj
Paraná
Práticas
Acolhimento na Emergência em Saúde Mental
Rio de Janeiro
Práticas
Caps on-Line
Distrito Federal
Práticas
Rede de Cuidados Aos Usuários de Álcool e outras Drogas
Rio Grande do Sul
Práticas
Grupo de Bem Comigo – Espaço de Bem-Estar e Saúde
Goiás
Práticas
Terapia Comunitária Como Estratégia de Saúde Mental no Pse na Diminuição da Violência Escolar.
Bahia
Práticas
Valorização da Vida – Campanha Setembro Amarelo
Santa Catarina