Olá,

Visitante

O Programa Peso Saudável como estratégia de ação para melhora da qualidade de vida dos usuários do SUS

O programa PESO SAUDÁVEL tem como objetivo prevenir o ganho de peso corporal. Uma das principais ações é incentivar a adoção de uma rotina de monitoramento do peso e com isso desencadear uma série de ações de auto-cuidado como estímulo à adoção de práticas alimentares saudáveis, prática regular de atividade física, entre outras ações e com isso, aumentar a conscientização individual sobre ações que ajudem no controle do peso dentro dos limites saudáveis, evitando o ganho de peso excessivo. Além disso, pretende incentivar a adoção de uma rotina de auto monitoramento do peso, estimular a doção de práticas alimentares mais saudáveis e estimular a prática de atividade física.

O programa Academia da Saúde não se restringe às práticas corporais e atividades físicas, pois apesar do nome e da importância dessas iniciativas, é preciso maior articulação com as demais ações para fortalecer a promoção da saúde do SUS. Ao reconhecermos que essa proposta foi elaborada sob os princípios do SUS (que traz a participação popular como elemento indispensável), pautada pelas diretrizes da PNPS (que preconiza a intersetoralidade e a participação no enfrentamento dos determinantes sociais da saúde), e inserida na rede de Atenção Básica (que reorganiza a atenção à saúde e promove o cuidado em rede), pode-se ter uma melhor definição do modo de articulação das Academias da Saúde nos territórios.Objetivo Geral: Promover modos de vida e alimentação adequada e saudável para a população com grau e risco em obesidade.Prevenir o ganho de peso corporal

O Projeto trouxe benefícios aos usuários e também à rede de saúde municipal, pois o impacto causado demonstra melhor qualidade de vida aos usuários e melhor desempenho das equipes no campo da atenção básica. Com isso, torna-se evidente que o programa Peso Saudável, gerenciado pela Academia da Saúde, traz benefícios a longo e curto prazo, determinando em uma melhora da qualidade de vida para os usuários e uma melhor viabilidade de ação em promoção da saúde entre os setores da Atenção Básica.

Principal

Renata Soares

saudecedro@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Cedro de São João

Sergipe

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Av. Manoel Dantas, nº 34

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Renata Soares

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

12 fev 2016

e atualizada em

10 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Atendimento aos autistas no município de Itaperuna: uma abordagem interdisciplinar e inclusiva
Rio de Janeiro
Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro
Práticas
Consciência Vacinal: fortalecendo as estratégias e combatendo a desinformação para o cumprimento do calendário de vacinação de crianças no município de São Francisco-PB.
Paraíba
Práticas
Dengue: uma abordagem além do combate ao vetor nos centros de educação infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Imunização na Zona Rural, em áreas de difícil acesso: Projeto Vacina Volante
Maranhão
Práticas
A importância da equipe multidisciplinar no tratamento e no cotidiano dos pacientes com Fibromialgia de Itatiaia-RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Saúde Aqui: relato de experiência
Tocantins