- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Finalidade da experiência: diante da necessidade da adesão das Estratégias Saúde da Família (ESFs) na identificação dos casos de hanseníase e da dificuldade em detectar os casos suspeitos dosa mesmos surge o trabalho. Visando atingir os indicadores que o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (Coap) pontua, seria importante a busca da quantidade de possíveis caos suspeitos, bem como seu encaminhamento para tratamento. Houve uma capacitação em serviços com informações sobre a doença, sua detecção e se diagnóstico com as equipes das ESFs pela enfermeira responsável pelo programa. A elaboração do questionário pelo Nasf e depois uma reunião com os agentes comunitários de saúde (ACSs) em suas unidades, visando orientações para aplicação do questionário e a realização pelo gerente da unidade de um relatório sobre os resultados obtidos.Tabulação e análise doa questionários aplicados pelos ACS nas suas microáreas. Devolutiva às ESFs e ao gestor através de visitas do Nasf. Através desta investigação conseguiu-se amostragem suficiente para o levantamento de casos suspeitos da doença. Os casos suspeitos deverão ser examinados pelo médico e ou enfermeiro da ESF para confirmação, descarte ou encaminhamento para o hospital de referência para o município (Hospital São Julião). A partir da avaliação feita pela equipe do Nasf deu-se o início de um trabalho que se fazia necessário, pois faltavam dados sobre a Hanseníase em nosso território e pudemos observar também a defasagem e a inconsistência de dados na investigação da doença. Havendo a confirmação desses casos suspeitos, teremos com consequência a melhora do indicador de Hanseníase do município.
O município de Camapuã possui 06 ESF, indicando sua cobertura de 100% do território, não possui nenhum levantamento de dados concretos sobre a identificação da hanseníase na população. Assim, iniciou-se o trabalho a partir da solicitação da Coordenadoria do Programa da Hanseníase no Município de Camapuã ao Nasf. Visto que nos meses fevereiro/março do ano de 2014 houve campanha municipal para as buscas de casos novos de hanseníase pelas ESFs sem êxito. Após a realização da reunião, decidiu-se por um trabalho de investigação mais efetiva (questionário aplicado pelos agentes comunitários de saúde) para ficarmos a par da realidade do município.
Percebemos que este trabalho pode ser aplicado em qualquer município para a investigação de quaisquer doenças infecto contagiosas. E o impacto será uma avaliação minuciosa destes pacientes sintomáticos, resultando no possível tratamento, e melhorando assim os indicadores do território. A equipe do Nasf verificou, através dos questionários, a necessidade de realizar o exame clínico para diagnosticar ou descartar os usuários com suspeita de Hanseníase e também o seu possível prognóstico. Notou-se o baixo custo para aplicabilidade do trabalho e um ganho secundário de conhecimento para os ACS em sua área de atuação.
R. Pedro Celestino, 556 - Centro, Camapuã - MS, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO