O Núcleo de Apoio à Saúde da Família na busca ativa da hanseníase

Finalidade da experiência: diante da necessidade da adesão das Estratégias Saúde da Família (ESFs) na identificação dos casos de hanseníase e da dificuldade em detectar os casos suspeitos dosa mesmos surge o trabalho. Visando atingir os indicadores que o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (Coap) pontua, seria importante a busca da quantidade de possíveis caos suspeitos, bem como seu encaminhamento para tratamento. Houve uma capacitação em serviços com informações sobre a doença, sua detecção e se diagnóstico com as equipes das ESFs pela enfermeira responsável pelo programa. A elaboração do questionário pelo Nasf e depois uma reunião com os agentes comunitários de saúde (ACSs) em suas unidades, visando orientações para aplicação do questionário e a realização pelo gerente da unidade de um relatório sobre os resultados obtidos.Tabulação e análise doa questionários aplicados pelos ACS nas suas microáreas. Devolutiva às ESFs e ao gestor através de visitas do Nasf. Através desta investigação conseguiu-se amostragem suficiente para o levantamento de casos suspeitos da doença. Os casos suspeitos deverão ser examinados pelo médico e ou enfermeiro da ESF para confirmação, descarte ou encaminhamento para o hospital de referência para o município (Hospital São Julião). A partir da avaliação feita pela equipe do Nasf deu-se o início de um trabalho que se fazia necessário, pois faltavam dados sobre a Hanseníase em nosso território e pudemos observar também a defasagem e a inconsistência de dados na investigação da doença. Havendo a confirmação desses casos suspeitos, teremos com consequência a melhora do indicador de Hanseníase do município.

O município de Camapuã possui 06 ESF, indicando sua cobertura de 100% do território, não possui nenhum levantamento de dados concretos sobre a identificação da hanseníase na população. Assim, iniciou-se o trabalho a partir da solicitação da Coordenadoria do Programa da Hanseníase no Município de Camapuã ao Nasf. Visto que nos meses fevereiro/março do ano de 2014 houve campanha municipal para as buscas de casos novos de hanseníase pelas ESFs sem êxito. Após a realização da reunião, decidiu-se por um trabalho de investigação mais efetiva (questionário aplicado pelos agentes comunitários de saúde) para ficarmos a par da realidade do município.

Percebemos que este trabalho pode ser aplicado em qualquer município para a investigação de quaisquer doenças infecto contagiosas. E o impacto será uma avaliação minuciosa destes pacientes sintomáticos, resultando no possível tratamento, e melhorando assim os indicadores do território. A equipe do Nasf verificou, através dos questionários, a necessidade de realizar o exame clínico para diagnosticar ou descartar os usuários com suspeita de Hanseníase e também o seu possível prognóstico. Notou-se o baixo custo para aplicabilidade do trabalho e um ganho secundário de conhecimento para os ACS em sua área de atuação.

Principal

Evamerlyn de Podestá Etges Cebalhos

Coautores

Evamerlyn de Podestá Etges Cebalhos

A prática foi aplicada em

Camapuã

Mato Grosso do Sul

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

R. Pedro Celestino, 556 - Centro, Camapuã - MS, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Evamerlyn de Podestá Etges Cebalhos

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

09 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas