Apresesentação:
Trata-se de um relato de experiência ocorrido numa Escola Municipalizada em fevereiro de 2025, sendo elaborado diante do manejo na Unidade de Saúde da Família Jaqueira, localizada no município de Piraí/RJ, no cuidado na prevenção da contaminação pelo mosquito aedes aegypti; mediante as residencias fotos produzidas na vistoriadas pelo agente de endemias dentro do nosso território de abrangência.
Partiu – se da necessidade de garantir a identificação dos possíveis criadouros e no cuidado da prevenção integral , e minimizar a exposição desse usuário há riscos de infecção e possível complicação pela infecção do mosquito;
Objetivos:
Minimizar os riscos de contaminação; Assegurar o atendimento e o acesso desse usuário mais precocemente á unidade ; . Potencializar os alunos no reconhecimento dos sinais sintomas; garantir autonomia do cuidado para o com o usuário; identificar os criadouros; Reconhecer as fases de crescimento da larva;
Foi utilizado uma metodologia passiva onde o aluno foi possível identificar e reconhecer os possíveis criadouros que o mosquito pode ter dentro do ambiente domesticos.
O presente projeto foi desenvolvido com crianças do ensino de educação Infantil por meio de atividades interativas, lúdicas e educativas, com o objetivo de promover o conhecimento sobre a dengue, seus sintomas, formas de prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e participativo, buscando estimular a criança na promoção da saúde. Sendo feito assim :
Foi realizada uma conversa inicial com as crianças, em formato de roda de conversa, para identificar o que já sabem sobre a dengue, suas causas, sintomas e formas de prevenção.
Confecção de cartazes e desenhos, incentivando a criatividade e fixação do conteúdo;
Dramatização, onde uma técnica de enfermagem foi caracterizada de dengue e impulsionando os alunos a falarem como se defenderiam do mosquito( dentro do seu domicilio ali podendo falar uma pouco de como eliminar o mosquito nos ambientes da sua residencia);
Fortalecimento do trabalho em equipe colaborativo e interdisciplinar; Diminuição de risco de contaminação por aedes aegipes; demonstrar as diversas formas de contagio, prevenção e tratamento; destacar a origem do mosquito Aedes aegypti; apresentar interesse por parte dos alunos ao ver o ciclo completo do mosquito; minimização da transmissibilidade na comunidade;
Apesar dos desafios diários, seguimos a frente da linha de cuidado .A educação em saúde voltada para a prevenção da dengue no ambiente escolar demonstra-se como uma estratégia eficaz e transformadora. Ao envolver as crianças em atividades lúdicas, interativas e participativas, é possível despertar nelas o senso de responsabilidade, tornando-as agentes multiplicadores de conhecimento junto às suas famílias e comunidades.
Por meio de ações educativas, as crianças compreendem de forma significativa a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, aprendem sobre os sintomas da doença e passam a reconhecer atitudes simples e eficazes que podem contribuir para a prevenção. Dessa forma, o ambiente escolar se consolida como um espaço fundamental na promoção da saúde e no desenvolvimento da cidadania desde a infância.
Investir na educação preventiva é essencial para o enfrentamento de doenças como a dengue, e ao incluir as crianças nesse processo, fortalece-se a construção de uma cultura de cuidado coletivo, de forma contínua e sustentável.
Palavra Chave:
educação – interdiciplinaridade- Prevenção- Saúde da família
Rua Moacir Barbosa, 73 - Centro, Piraí - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO