Olá,

Visitante

O Impacto do Sábado do Trabalhador nas Imunizações em Farroupilha/Rs

Categoria não especificada

Farroupilha é um município do estado do Rio Grande do Sul e está localizado na Região Metropolitana da Serra Gaúcha, a 110 km de distância de Porto Alegre. O município foi emancipado em 11/12/1934, pertence a mesorregião Nordeste do Rio Grande do Sul e microrregião de Caxias do Sul. Tem 783 metros de altitude acima do nível do mar. Possui uma área total de 361,684 km2, sendo 40,32 km2 de área urbana e 318,98 km2 de área rural. Faz divisa com os municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Alto Feliz e Vale Real. O referido município possui uma população estimada de 73.061 pessoas, destas 54,06% possuem cobertura pela Estratégia de Saúde da Família e 65,99% tem cobertura pela Atenção Básica. A Vigilância Epidemiológica do município de Farroupilha é responsável pela solicitação e busca dos imunobiológicos junto a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, bem como a distribuição e remanejo para as 11 salas de vacinas. Destas, 10 estão alocadas nas unidades básicas de saúde e 01 na maternidade do hospital, as quais são mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, todos os profissionais técnicos e enfermeiros que atuam nas salas passam por uma capacitação teórica de 8h e prática de 20 horas antes de ingressarem nas mesmas. Com a baixa cobertura vacinal que vem se apresentando e que pode ser evidenciada pela análise temporal dos painéis de apoio do CONASEMS da cobertura vacinal, e o número de crianças e adolescentes com vacinas atrasadas identificadas por meio dos relatórios do sistema próprio (MV), verificou-se a necessidade de elencar várias estratégias. Dentre as ações, surgiu o Sábado do Trabalhador com o intuito de facilitar o acesso as vacinas e aos serviços de saúde ao público trabalhador, residentes no município de Farroupilha que encontram dificuldades para acessar os serviços de saúde no horário de atendimento semanal. Proporcionando que os pais possam levar seus filhos aos atendimentos e atualizar a caderneta de vacinação. O projeto funciona mensalmente em todas as unidades que tenham Estratégia de Saúde da Família, sempre no último sábado das 08h ás 12h. Desta forma, as equipes de saúde chamam os faltosos para vacinação via contato telefônico, WhatsApp, pelas ACS nas Estratégias de Saúde da Família e através das ações extramuros nas escolas, empresas e divulgação pelos meios de comunicação local. Com a ação implementada, no período de março a dezembro de 2022 foram aplicadas com as vacinas de rotina do Calendário Nacional de Vacinação um total de 106 doses em crianças menores de 1 ano, 734 doses em crianças de 1 a 4 anos, 167 doses em adolescentes de 9 a 15 anos e 137 doses em adultos em atraso vacinal. Além destas, foram aplicadas 645 doses de vacina contra a Covid-19. Neste ano, vislumbrando o êxito da estratégia, a mesma foi ampliada para todas as unidades básicas de saúde do município e fortalecendo as ações nas salas de vacinas.

A Atenção Básica desenvolve inúmeras atividades de promoção a saúde, entre as quais está a imunização que pode ser caracterizada como uma ação simples e de grande eficácia para a prevenção de doenças imunopreveníveis. O Programa Nacional de Imunizações tem como objetivo promover a garantia da qualidade dos imunobiológicos adquiridos e ofertados à população. Atualmente, um grande problema enfrentado tem sido as baixas coberturas vacinais que a cada ano tem se intensificado, o que contribui para o retorno de inúmeras doenças e colocando a saúde do coletivo em risco.

Diante da realidade vivenciada no município de Farroupilha e dos resultados que as pesquisas e os indicadores evidenciam, foi pensado em diversas ações que pudessem melhorar o acesso da população e contribuir para o aumento das coberturas vacinais defasadas. Nesse sentido, foi criado o Sábado do Trabalhador, voltado para o público trabalhador residente em Farroupilha e que tem dificuldade em buscar atendimento para consultas médicas, odontológicas, exames de rotina e vacinação para o próprio usuário ou para os filhos durante o horário semanal. Essa ação acontece de forma mensal, sempre no último sábado de cada mês das 08h ás 12h. Vale ressaltar que os procedimentos e consultas médicas e odontológicas são mediante agendamento realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde ou via telefone pelo próprio trabalhador e as vacinas são livre demanda e as equipes de saúde fazem o chamamento dos faltosos para vacinação via contato telefônico, WhatsApp, pelas ACS nas Estratégias de Saúde da Família e também em diversas ações extramuros como o envio de bilhetes para as escolas com lembretes de vacinas atrasadas aos responsáveis das crianças e adolescentes e para buscar a unidade de saúde mais próxima da sua residência, bem como pela divulgação diretamente nas empresas e pelos meios de comunicação local.

Diante dos dados levantados com o Sábado do Trabalhador no período de março a dezembro de 2022 ficou evidente a efetividade da ação, visto que foi possível alcançar um público que estava com dificuldades de acessar o serviço. No período analisado, foram aplicadas com as vacinas de rotina do Calendário Nacional de Vacinação um total de 106 doses em crianças menores de 1 ano, 734 doses em crianças de 1 a 4 anos, 167 doses em adolescentes de 9 a 15 anos e 137 doses em adultos em atraso vacinal. Além destas, foram aplicadas 645 doses de vacina contra a Covid-19. Neste ano, vislumbrando o êxito da estratégia, a mesma foi ampliada para todas as unidades básicas de saúde do município, buscando atingir um público ainda maior. É fundamental sensibilizar as equipes para a importância de não perder a oportunidade de ofertar a imunização quando o trabalhador ou qualquer pessoa da família buscar a unidade de saúde e assim contribuir para a melhoria das coberturas vacinais, o fortalecimento da Atenção Básica e do Programa de Imunizações.

Principal

Juciéli Cleunice Althaus Schiavini

Coautores

Paulina Ines Guisso, Tatiane Moraes Klein , Silvana de Lima

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba
Práticas
Estratégias de imunização em município do interior da Paraíba resulta em 1º lugar no estado durante campanha de influenza 2024 : relato de experiência
Paraíba
Práticas
Mindfulness, uma estratégia para redução da ansiedade e manejo de peso
Rio Grande do Sul
Práticas
Teste: verificando o recurso de emissão de certificados
Todos os Estados (Sudeste)
Práticas
A importância do trabalho em rede para a efetivação da reinserção social aos dependentes químicos enquanto sujeitos de direitos: observações acerca do eixo reinserção social no Centro de Acolhimento e Atenção Integral Sobre Drogas do município de Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Espírito Santo