Olá,

Visitante

o Impacto das Boas Práticas de Saúde na Redução do Uso Compulsivo e Indiscriminado de Psicotrópicos pela População de uma Ubs da Zona Rural do Município de Batalha-Al

A estratégia de saúde da família (ESF-04), localizada na zona rural do município de Batalha/AL, compreende 05 comunidades rurais. Na comunidade Timbaúba há uma estimativa de 770 habitantes, que são acompanhados por dois ACS. Dentre os problemas existentes, foi identificado o uso inadequado de psicotrópicos, o que culminou uma intervenção pluridisciplinar por parte da equipe de saúde.

Sensibilizar a população, orientando-a na busca da redução do uso indiscriminado do psicotrópico como paliativo a qualquer problema de saúde, desconstruído a concepção cultural sobre o mesmo, sem a prévia prescrição ou orientação de um especialista. Diante do cenário avaliado, foram adotadas medidas interventivas como palestras com a equipe do Nasf dentre esses médico, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta, os quais abordaram o assunto de maneira mais holística. A equipe do CAPS também participou com psicólogos e um psiquiatra, que reavaliou esses pacientes que não prescindiam do medicamento. Os encontros eram realizados mensalmente e associados a pratica e atividades físicas como caminhadas, aulas de dança e outras práticas com educadores físicos voluntários. o controle quantitativo foi obtido através do monitoramento da dispensação do receituário tipo B-1 cor azul, pelo médico da equipe.

A adesão dos usuários ao trabalho desenvolvido pela equipe foi gradativa. A princípio poucos compareciam aos encontros, à medida que estes eram realizados a presença dos usuários era sentida de maneira crescente. Foi observado o aumento da sociabilidade destes usuários, bem como a diminuição de sentimentos depressivos. A comunidade então começa a participar dos eventos de saúde promovidos pela equipe. De modo que em um ano, com as medidas adotadas, o número de 295 pacientes em uso de psicotrópicos foi reduzido para 107, uma considerável diminuição que vem refletindo na qualidade de vida dessa comunidade.A intervenção adotada vem obtendo além da redução do uso de psicotrópicos, um melhoramento não só na saúde mental, mas na condição de saúde como um todo. Reflexo das boas práticas de saúde inseridas. as quais acarretaram um bem-estar biopsicossocial, e vem mudando a antiga cultura enraizada nesta comunidade.

Principal

Klébia Irlandia De Melo Oliveira

klebiaimo@hotmail.com

Coautores

Sayonara Gomes Claudino, Renato Ladislau Silva, Igor Francisco Silva Monteiro, José Clovis Soares Cavalcante,

A prática foi aplicada em

Batalha

Alagoas

Nordeste

Instituição

Rua Tancredo Neves

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Daniely Patrícia Araújo Pessoa Cintra

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal
Práticas
Qual Significado de Morar em um Srt e A Importância da Inclusão des tes Moradores com Transtornos Mentais no Mercado de Trabalho: Relato da Experiência Vivenciada em Orindiúva
São Paulo
Práticas
Risus – de Coadjuvante A Protagonista
São Paulo
Práticas
Contratualização na Ses-Df: Resultados da Implantação de Metas nas Regiões de Saúde da Secretaria de Saúde do Df
Distrito Federal