Olá,

Visitante

O Impacto da Academia da Saúde no Bem-Estar dos Usuários

Seguindo os princípios norteadores do Sistema único de Saúde (SUS), o Programa Academia da Saúde foi criado, em abril de 2011, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde da população assistida. Para atingir tal objetivo, os espaços físicos dos polos da Academia da Saúde são estruturados como “espaços saudáveis” propícios a oferecer ações de promoção da saúde de forma intersetorial, que estimula a atividade física, o lazer e práticas alimentares saudáveis, em articulação com a Atenção Básica à Saúde. Dessa maneira, a Academia da Saúde pode se constituir como um dispositivo que melhora o nível do bem-estar e da qualidade de vida de seus usuários, uma vez que a prática regular de exercícios físicos está associada à promoção de melhora fisiológica (ex.: melhor qualidade de sono), social (ex.: indivíduos mais seguros) e psicológica (ex.: redução dos níveis de ansiedade e estresse). O Programa Academia da Saúde do Município de Silva Jardim, RJ, oferece aos seus usuários três encontros semanais com realização de diferentes atividades corporais, como por exemplo: ginástica localizada, exercícios aeróbicos e respiratórios, fortalecimento muscular, etc.

Avaliar o impacto do Programa Academia da Saúde no bem-estar de seus usuários.

A participação na Academia da Saúde fortalece a promoção da saúde, mediante a melhoria dos níveis de bem-estar dos usuários.

Principal

Bruna de Fatima Siqueira Cardoso, Larissa Maria David Gabardo Martins, Kenny Almeida Gomes

brunascards@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Silva Jardim

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Avenida 08 de maio,534, Centro,

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Bruna de Fatima Siqueira Cardoso, Larissa Maria David Gabardo Martins, Kenny Almeida Gomes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Qualidade de Vida no Grupo “Mulher Ativa” na Cidade de Montalvânia – Mg
Minas Gerais
Práticas
Qualidade de Vida e Longevidade: Educação/Prevenção/Promoção em Saúde Sob os Aspectos Biopsicossociais Como Ferramenta para o Cuidado de Pacientes Hipertensos e Diabéticos.
Minas Gerais
Práticas
Projeto “Viva Leve”
Minas Gerais
Práticas
Grupo Girassol: Relatos de Experiência de Ações de Promoção da Saúde para Melhoria da Qualidade de Vida de Pessoas com Doenças e Sequelas
Minas Gerais
Práticas
Praticas Exitosas no Grupo de Emagrecimento.
Minas Gerais
Práticas
de Bem com a Vida”: Experiência do Grupo de Manejo da Ansiedade da Uaps Jardim Paraíso no Município de Patos de Minas
Pará
Práticas
Promoção de saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis através de grupos para perda de peso em São Gonçalo do Rio Preto (MG)
Minas Gerais
Práticas
Artesanato Como Prática de Promoção em Saúde Mental.
Rio de Janeiro
Práticas
Utilização do Lúdico Como Estratégia de Favorecimento do Atendimento e Vínculo com o Paciente odontopediátrico na Estratégia de Saúde da Família.
Espírito Santo
Práticas
Escola de Postura: Prevenção da Lombalgia, Através da Motivação da Prática Corporal, Contribuindo para a Melhoria da Qualidade de Vida dos Usuários de Irecê, Bahia.
Bahia