Conforme pesquisadores da área de saúde, as doenças transmitidas por alimentos (DTA) constituem um dos problemas de saúde pública mais freqüente do mundo contemporâneo. Desta forma, capacitar os profissionais que já atuam neste segmento é uma peça fundamental no processo de prevenção de riscos e agravos à saúde da coletividade. Neste contexto, a Vigilância Sanitária de Eunápolis, em parceria com a Secretaria de Educação, instituiu um projeto de formação continuada para qualificar os profissionais que atuam na limpeza e/ou manipulação das escolas. Corroborando para fortalecer as ações de segurança alimentar exigidas pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o projeto Nosso Alimento em Boas Mãos intensificou o controle de qualidade higiênico-sanitário das unidades de ensino, assegurando uma alimentação livre de riscos sanitários.
Capacitar os profissionais que atuam no serviço de limpeza e manipulação das escolas públicas do município de Eunápolis, no que tange aos processos necessários para um ambiente escolar livre de riscos e agravos à saúde da comunidade. “A formação ocorreu em dois momentos: teórico e prático. No âmbito teórico, foram transmitidas orientações referentes à higiene e manipulação de alimentos evitando as toxinfecções alimentares, as regras básicas para manutenção dos equipamentos de refrigeração e calor, aferição de temperatura, limpeza e conservação, organização dos alimentos nos equipamentos, a manipulação de alimentos e a contaminação cruzada, o descongelamento, o resfriamento, cuidados com alguns alimentos, os aspectos estruturais de ambiente de manipulação e a saúde do manipulador. Com relação à práxis, promovemos oficinas de manipulação e higienização no ambiente escolar, manejo dos utensílios e materiais de limpeza, rotina de higienização e gerenciamento de resíduos.
“as vistorias periódicas, realizadas através das inspeções de rotina, apresentaram resultados fantásticos no processo de otimização do tempo, aperfeiçoamento e qualificação das ações e envolvimento das merendeiras e profissionais da limpeza no processo de conscientização acerca da importância dos bons hábitos e multiplicação das ações de vigilância sanitária no âmbito escolar. Destarte, o monitoramento das ações apontam para a redução das inconformidades sanitárias e maior conhecimento sobre as boas práticas de limpeza, manipulação e fabricação que devem ser respeitadas para se garantir a inocuidade dos produtos disponibilizados aos alunos, evitando-se, assim, a ocorrência das doenças transmitidas pelos alimentos.A partir deste projeto foi possível reconhecer as dificuldades vividas pelos profissionais que atuam na manipulação e limpeza das unidades de ensino, promovendo um ambiente aberto para a troca de experiências e conhecimento. A responsabilidade dos profissionais capacitados tem apontado a necessidade de formações permanentes, sendo importante para promover mudanças comportamentais no processo de trabalho e garantir adequação nas condições higiênico-sanitárias.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO
Ops. Nada foi encontrado.