Olá,

Visitante

Mutirão Móvel de Vacinação

Categoria não especificada

Atualmente, a atenção básica é considerada o centro articulador principal para a, prevenção de doenças, promoção e proteção à saúde da população. Através das ações individuais e coletivas realizadas pelas equipes multiprofissionais que compõe esse componente crucial do Sistema Único de Saúde, é possível evitar várias doenças e agravos que acometem à saúde. Sabemos que dentro da atenção básica uma das formas mais eficazes de prevenção de uma série de doenças é por meio da imunização, que tem como objetivo o controle de doenças imunopreveníveis através da cobertura vacinal, que consiste na administração de substâncias que estimulam o sistema imunobiológico a produzir imunidade adquirida. Porém, um dos maiores problemas observados na região é o baixo índice da cobertura vacinal da sociedade, principalmente na população infanto-juvenil, que pode ser ocasionado pela falta de conhecimento e entendimento das mães ou responsáveis da criança em relação a importância da vacina durante a infância. Sabemos que é inquestionável a vacinação no primeiro ano de vida, pois caracteriza uma medida determinante na diminuição da mortalidade infantil. No ano de 2021, no relatório final de avaliação, esta realidade foi observada pela equipe de Saúde da Família Cinco no Município de São José do Rio Claro-MT, cuja área de abrangência possui problemas socioeconômicos e culturais importantes. Após constatado este cenário, foram traçados planos de ação para 2022, em conjunto com a vigilância epidemiológica.

Com base na estratégia adotada, foi observado que algumas possíveis causas da baixa adesão da população às vacinas dizem respeito às várias fake news tão disseminadas em todas as mídias, porém e ainda muito positivo é que através do serviço do agente comunitário de saúde fora observado que o trabalhador não conseguia ir até a sua Unidade de Saúde bem como levar seu filho(a) para manutenção da caderneta de vacinação, que ao adotar esta ação em um horário flexível tivemos grande êxito na imunização dos moradores, principalmente daqueles que não podem comparecer a Unidade em horário comercial. Além disso, destaca-se a importância do contato direto com a comunidade e a valiosa oportunidade de serem realizadas as orientações e esclarecimentos de dúvidas com maior compreensão sobre a importância da imunização, assim como a desconstrução de mitos geradores de medo que prejudicam a adesão à imunização, assim devido o horário de abertura da Unidade de Saúde, que coincidem com o horário de trabalho da maioria das pessoas que residem na comunidade. Os dados analisados da ação foram comparados com o período do ano anterior, ou seja, junho a setembro de 2021. Neste período que antecedeu o mutirão de vacinação, foram realizadas apenas duzentas e vinte e seis (226) vacinas na população. Com a ação realizada, no mesmo período do ano de 2022, obteve-se um total de 1.084 (Hum mil e oitenta e quatro) vacinas realizadas, dados esses que foram registrados na caderneta avaliada e evidenciam a importância da intervenção na garantia da universalidade e integralidade do SUS. Observou-se, contudo, o desenvolvimento desta ação também permite identificar outros fatores socioeconômicos e culturais da comunidade, facilitando assim o olhar da equipe, orientando o trabalho e focalizando na maior necessidade da população.

Com referência no êxito alcançado com o projeto denominado “CARRO DA VACINA”, as demais unidades de saúde do município de São José do Rio Claro-MT, irão receber durante o ano de dois mil e vinte e três as ações que tal projeto proporciona.

Observou-se com a ação realizada uma crescente cobertura vacinal da população, além de possibilitar aos moradores atualizar sua caderneta de vacinação. Além disso, oportunizou a equipe um olhar mais abrangente sobre a comunidade e a necessidade de instituir mais ações voltadas a necessidade dos moradores, sendo necessário implementar esse tipo de ação anualmente em todas as áreas do município para melhorar a cobertura de imunização, prevenindo e controlando assim, as doenças imunopreveníveis. Contudo, também foi verificado que este tipo de ação tem outros pontos positivos como (re)conhecer mais as questões socioeconômicas e culturais da população adstrita.

Principal

Priscila Barros Schneider

Coautores

Cleide Maria Anzil

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Educação e promoção de saúde às gestantes de um município no sertão paraibano
Paraíba
Práticas
Café terapêutico: um espaço de reflexão sobre saúde mental para os servidores de Umbuzeiro Paraíba
Paraíba
Práticas
No caminho da formação: o olhar sensível para intervenção no cenário do Consultório na Rua
Paraíba
Práticas
Programa saúde rural – promovendo ações e serviços de saúde para populações de áreas rurais
Paraíba
Práticas
Em boas mãos: valorização dos profissionais de saúde e os impactos na proatividade em Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Acesso facilitado ao mamógrafo itinerante: identificação precoce do câncer de mama
Paraíba