Monitoramento e vigilância da qualidade da água para consumo humano em Quissamã(RJ)

O Governo Federal instituiu o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano que consiste em uma política pública que visa promover a saúde e prevenir doenças e agravos de transmissão hídrica, concebido para orientar a operacionalização da vigilância de forma abrangente. Quanto a Quissamã conforme dados disponibilizados pelo Instituto Agua e Saneamento, 72,35% da população recebe água potável através da subsidiaria da Companhia Estadual de Águas e Esgotos. Com objetivo de assegurar a qualidade da água distribuída foi instituído o Programa Municipal de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano que consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde do município para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação vigente.

Objetivo Geral – Garantir o monitoramento da qualidade da água através de coletas e análises dos parâmetros estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde (Residual Desinfetante, Turbidez e Coliformes Totais/Escherichia coli)

Segundo o Ministério da Saúde a água para consumo humano é um bem essencial que garante saúde e qualidade de vida às pessoas, desde que disponível em quantidade suficiente para atendimento das suas necessidades, incluindo ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal, e com qualidade que atenda ao padrão de potabilidade, não oferecendo riscos à saúde. De acordo com o Instituto Trata Brasil o país possui cerca de 33 milhões de pessoas que vivem sem acesso à água potável, fato que acarreta em risco a saúde destas pessoas.

Segundo relatório do DATASUS/Sistema de informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano nos últimos 05 anos (entre 2020 e 2024) o município de Quissamã realizou 996 coletas de amostras o que representa uma media de aproximadamente 199 coletas por ano. Quanto ao indicador 12 do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) – Percentual de amostras analisadas para o residual de agente desinfetante em água para consumo humano (parâmetro: cloro residual livre, cloro residual combinado ou dióxido de cloro), conseguimos êxito em todos os anos analisados. Quanto ao indicador 10 da Pactuação Interfederativa – Número de análises realizadas em amostras de água para consumo humano quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez o município ficou acima do pactuado. Nesse período foram identificadas apenas 08 amostras fora dos padrões de potabilidade, sendo que em 02 desses após a realização de recoleta nos endereços constamos que houve contaminação da amostra durante a coleta, fato que nos levou a requalificar a equipe do Programa Municipal de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano. O município esteve acima do Quantitativo mínimo de análises estabelecido na Diretriz Nacional do Plano de Amostragem de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano obtendo uma media de 107,79% no parâmetro turbidez, 102,06% no parâmetro Coliformes Totais/Escherichia coli e 104,87% no parâmetro Residual desinfetante.

Podemos perceber pelos resultados obtidos que o monitoramento da qualidade da água através de análises físico/químicas e microbiológicas realizada de forma planejada e dentro dos parâmetros estabelecidos pelas normas e legislações vigentes e uma ferramenta primordial para manutenção da saúde da população. Os investimentos em qualificação da equipe, aquisição de material para coletas e montagem de laboratório municipal provam-se importantes e eficazes quando dimensionados levando-se em consideração o número de coletas e análises a serem realizadas pelo município. Mesmo diante de uma gama crescente de atribuições, ações e serviços ofertados pelo setor de Vigilância em Saúde municipal a priorização das atividades relacionadas ao Programa Municipal de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano proporciona a identificação e intervenção em situações de risco à saúde da população sempre que necessário.

Principal

Leonardo Barcelos Chagas

leonardo02chagas@gmail.com

Coordenador de Vigilância em Saúde

Coautores

Leonardo Barcelos Chagas

A prática foi aplicada em

Quissamã

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Conde de Araruama, 425 - Centro Quissamã - RJ - Cep: 28.735-000.

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Leonardo Barcelos Chagas

Conta vinculada

18 mar 2025

CADASTRO

18 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

07 jan 2020

inicio

14 mar 2025

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Best School-Friendly Unblocked Games Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!