- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Desenvolver um serviço para toda população de Campina Grande (PB), acometida por consequências decorrentes da infecção pelo SARS-CoV-2, capaz de fornecer uma assistência multiprofissional para a reabilitação das sequelas de ordem física, respiratória e psicológica, através de uma equipe composta por médicos especializados, fisioterapeutas, psicólogos, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem e acuputuristas. Um espaço fisico anexo ao Centro de Reabilitação e Assistência a Saúde do Trabalhador (CERAST), composto por 10 salas para atendimento e um ginásio para atividades de fisioterapia. O acesso da população ao serviço se da mediante encaminhamento hospitalar, atenção básica e demanda livre. O paciente inicia o contato com o serviço através do atendimento de triagem com enfermeiros e técnicos de enfermagem, posteriormente é encaminhado para as avaliações fisioterapêuticas e psicológicas e a partir desta avaliação o plano de tratamento é traçado.
Problema central e justificativa da criação e desenvolvimento da prática diz sobre a lacuna assistencial que existia para o cuidado ás sequelas de ordem física, respiratória e psicológica que a infecção pelo SARS-CoV-2 pode gerar.
Tendo em vista a necessidade de um olhar para os efeitos pós infecção pelo vírus da pandemia do Covid-19, e as sequelas que marcam aqueles que conseguiram evoluir para melhora clínica após a fase aguda da doença, a ampliação de um serviço como o Centro de Reabilitação Pós-Covid se faz necessário. Para execução da prática é necessária uma equipe multidisciplinar composta por médicos especializados, fisioterapeutas, psicólogos, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem e acuputuristas.
Av. Dinamérica Alves Correia, 102-214 - Santa Rosa, Campina Grande - PB, 58416-680
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO