Olá,

Visitante

Março lilás em busca de Marias Barcarena (PA)

Finalidade da experiência: realizar ações de prevenção e promoção de saúde da mulher e ações educativas como forma de apoio ao esclarecimento sobre a prevenção do câncer do colo do útero, as vantagens do diagnóstico precoce, as possibilidades de cura, sobre o prognóstico e a qualidade de vida não só para esse tipo de câncer, como para os demais. Dinâmica e estratégias dos procedimentos utilizados: a dinâmica se deu na abordagem das mulheres na consulta de puericultura dos filhos, no acolhimento da rotina de atendimento das unidades, na consulta odontológica, na ampliação do acesso para a coleta sem restrição de dia e hora de acordo com o funcionamento da unidade, oferta da coleta de preventivo in loco pela equipe volante, com a disponibilização de todos os insumos necessários (maca ginecológica, foco, escadinha, espéculo e equipamentos de segurança), palestras de conscientização, atividades educativas realizadas pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A estratégia utilizada foi através da mobilização do agente comunitário de saúde, enfermeiros, médicos, comunidade dos territórios, divulgação em rádios locais, folders, cartazes e a identificação visual na cor lilás com a logo do projeto, em todas as unidades básica de saúde, hospitais, unidade de pronto atendimento, centro de reabilitação, unidade especializada e outros prédios institucionais. Indicadores, variáveis e coleta de dados: foram avaliados os indicadores de morbidade hospitalar, mortalidade de mulheres em idade fértil e o Sistema Nacional de Câncer (SISCAN) e Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS). As variáveis foram avaliadas através das amostras de coletas insatisfatórias, de alteração dos resultados e grau da lesão. Os dados foram coletados nos Sistemas de Informação do Ministério da Saúde (SISCAN, SIH, SIA/SUS), no setor de regulação municipal com a detecção de aumento de exame de colposcopia e cirurgia ginecológica. Observações/avaliação/monitoramento: observou-se a necessidade do fortalecimento das ações no território das Estratégias Saúde da Família (ESFs), consequentemente da rede de atenção à saúde da mulher, para a consolidação da cultura de educação em saúde, como auxílio ao processo de prevenção, a diminuição dos índices de morbimortalidade relacionadas à doença, a erradicação da doença, por fim, o fortalecimento do trabalho intersetorial e interinstitucional dos territórios de atuação. Referente à avalição, destacou-se a consolidação do conceito do trabalho coletivo e preventivo, junto aos profissionais de saúde e usuários, com ênfase na socialização de conhecimentos e práticas, reconhecendo no outro o potencial e se reconhecendo como sujeito do processo, ora como aprendiz, ora como ressignificador do conhecimento. O monitoramento se deu na garantia do acesso das mulheres na oferta do serviço, no resultado do exame em tempo hábil, no diagnóstico precoce e no seguimento do fluxo.

O projeto foi executado via conjunção de esforços da rede de serviços mobilizados pelos profissionais de saúde das Estratégias Saúde da Família (ESFs) a partir da análise dos dados referentes à prevenção, detecção e controle do câncer do colo do útero em seus territórios, localizados na zona urbana e rural do município, incluindo áreas descobertas pelas equipes de ESF. Para tanto, foram realizadas reuniões entre os atores da rede de serviços, mapeamento das localidades ligadas às estratégias desses territórios, a confecção e divulgação da agenda mensal de atendimento nas localidades, além da atuação de uma equipe volante para atender demandas institucionais, sociedade civil organizada e áreas de difícil acesso, monitoramento e avaliação do processo de coleta, envio e recebimento de resultados em tempo hábil, realização de rodas de conversa e busca ativa para o esclarecimento dos benefícios, criação de grupos de mulheres para a discussão permanente sobre a temática e encaminhamento para especialista (médica colposcopista) quando da detecção de alterações neoplásicas.

Desenvolver o março lilás em busca de Marias foi um grande desafio e o principal legado foi a conscientização das mulheres para a importância do exame e, consequentemente, identificação precoce de lesões. O envolvimento da equipe foi fundamental para o sucesso da ação e o apoio da gestão foi a base para a concretização do projeto.

Principal

Eugênia Janis Chagas Teles, Cleise Jane Coelho Gomes

cleise.jane@gmail.com

Coautores

Eugênia Janis Chagas Teles, Cleise Jane Coelho Gomes

A prática foi aplicada em

Barcarena

Pará

Norte

Esta prática está vinculada a

Estratégia Saúde da Família (ESF)

Barcarena, PA, 68445-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Eugênia Janis Chagas Teles, Cleise Jane Coelho Gomes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

26 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto Saúde Aqui: relato de experiência
Tocantins
Práticas
Promoção de saúde e objetivos de desenvolvimento sustentável a partir da horta comunitária da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Bonsucesso – Guarulhos
São Paulo
Práticas
Reorganização da atenção à saúde de Nova Guataporanga
São Paulo
Práticas
Melhoria e inovação na qualidade das análises clínicas
São Paulo
Práticas
Academia da saúde: a prática da atividade física aumentando a qualidade de vida e a promoção à saúde
Santa Catarina
Práticas
Na rua por eles e elas na promoção e prevenção
Rio Grande do Sul
Práticas
Desafios para manutenção do vínculo e da corresponsabilização frente à ausência do profissional médico: a equipe multiprofissional de saúde sendo a referência de cuidado em saúde
Rio Grande do Sul