Finalidade da experiência: contribuir à gestão do SUS com práticas que visem a garantia do direito à saúde da população, trabalhando na prevenção da saúde coletiva. Reduzir as taxas de crises de hipertensão, diabetes, depressão, cardíacos, entre outros. Promover equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, bem-estar físico, emocional, mental e social. Dinâmica e estratégias dos procedimentos usados: vivências terapêuticas em grupo de meditação, yoga e alongamento que abrangem o ser de forma integral, saúde mental, emocional e física, em ambiente acolhedor com música e colchonetes. Atendimentos individuais para questões pontuais de maneira personalizada. Atividades ao ar livre, passeios, confraternizações e recreações. Indicadores, variáveis e coleta de dados: necessidade de um acolhimento socioafetivo a grupos de idosos, gestantes, hipertensos (índice aproximado de 9% a 57% da população cadastrada), diabéticos (índice aproximado de 5% a 57% da população cadastrada), cardíacos e depressivos. Situações da sociedade moderna que acabam gerando estresse, ansiedade e alterações mentais, acarretando piora nas doenças já existentes no indivíduo, ou, ainda, trazendo novas doenças. Observações: percebe-se o alcance dos objetivos traçados pelo programa através de relatos, de posturas, dos relacionamentos, de feedbacks. Os participantes do programa demonstram resultados positivos como: equilíbrio na taxa de glicose, na pressão sanguínea e no humor.
Visando amenizar a carência da realização de um trabalho voltado à prevenção e redução de doenças psicossomáticas, o programa mais qualidade de vida intenciona acolher a comunidade, proporcionando atividades que envolvam o ser humano como um todo, beneficiando corpo e mente.
Ao longo das atividades exercidas, dentro dos eixos temáticos, notou-se a contemplação dos objetivos, inicialmente propostos, com êxito. Resultados visivelmente apresentados em ações e relatos dos participantes. O programa mais qualidade de vida trouxe o resgate do sentido da vida, refletindo em bem-estar e saúde coletiva.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO