Olá,

Visitante

Maior Cobertura Vacinal para População de Fronteira/MG

Categoria não especificada

A vacinação caracteriza-se por uma ação simples e de grande eficácia na prevenção de doenças imunopreveníveis sendo uma das principais ações de promoção á saúde. Diante disso, estas Ações teve como objetivo, realizar a vacinação extra muro, busca ativa casa a casa, ofertamos a vacinação em todas as Estratégias da Saúde da Família do município, mantendo a sala de vacina aberta em todo o horário de atendimento da unidade, mobilização social com carro de som e propagandas volantes, carreata com o Zé Gotinha nos bairros do município, divulgação em redes sociais, rádio comunitária, para o aumento da Cobertura Vacinal do nosso município. Foi apresentado a proposta de trabalho para equipe de saúde com participação dos profissionais na construção da proposta de intervenção, para a conscientização e responsabilização de cada membro envolvido à importância da vacinação.

Melhorar a qualidade dos dados informados no sistema de informação pelo(a) funcionário(a) responsável técnico(a)da sala de vacin, através de capacitação destes profissionais acerca também dos indicadores de saúde, lançamento adequado dos dados fornecidos no atendimento diário e monitoramento do mesmo. Proposição de metas, supervisão e fiscalização dos profissionais atuantes na imunização.

As estratégias para alcançar os objetivos para um aumento significativo nas coberturas vacinais são: Realizar vacinação em loco (escolas, instituições como a APAE, comércios, clínicas privadas, Centros administrativos, busca ativa casa a casa em cada território de abrangência, os mutirões mensais, rádio comunitária (falando da importância da vacinação e a respeito dos fakenews).

No fortalecimento das Ações de Imunização, visa reduzir a transmissão de doenças imunopreveníveis, a ocorrência de casos graves e óbitos, com fortalecimento de ações integradas de vigilância em saúde para promoção, proteção e prevenção em saúde da população. Com as ações realizadas, temos como resultado: o aumento da Cobertura Vacinal acima de 90%, aumento dos indicadores municipais em saúde (POEPS), melhor cobertura no Previne Brasil/Bolsa Família.

Principal

Geter Simão Ferreira

Coautores

Gabriela Maeda Silveira

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro