A estratégia institucional adotada foi a articulação de pontos fixos nos parques da cidade e a busca ativa em áreas de população em situação de vulnerabilidade com profissionais vestidos com fantasias que os aproximem das crianças fazendo a experiência com a vacinação acontecer de forma atrativa, humanizada e consequentemente menos dolorosa para a criança. Com essa articulação que visou facilitar acesso aos pontos de vacinação, outro desafio se instalou, a resistência e medo das crianças dos profissionais de saúde e dos instrumentos para a aplicação das vacinas. Para resolução de tal questão, foi instalado um cenário lúdico, onde através de fantasias de personagens de filmes e desenhos os profissionais conseguiam a aproximação com as crianças.
Diante da baixa cobertura de vacinas preconizadas pelo Plano Nacional de Imunização para o público de crianças de até onze anos de idade na cidade de Campina Grande e da presença de áreas descobertas pela estratégia de saúde da família, foi articulada uma atuação em diversos eixos, visando a ampliação da cobertura vacinal do referido público.
Compreender e considerar a importância de ações que envolvam busca ativa e atendimento humanizado deve fazer parte da prática dos profissionais de saúde, uma vez que, esta aliança representa um pilar fundamental na execução dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Para a reaplicação desta prática é necessário além dos materiais e vacinas, uma equipe com habilidade e manejo na lida com crianças.
Av. Jorn. Assis Chateaubriand, 1376 - Liberdade, Campina Grande - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO