Os princípios doutrinários e organizativos do SUS são o eixo norteador para o funcionamento das ações em saúde. Assim, a universalidade, a equidade e a integralidade devem ser contempladas na construção de qualquer política de saúde inclusive no âmbito da saúde bucal. Ainda nesse contexto, a saúde bucal através das Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal reafirma a importância da Saúde da Família e amplia a atenção especializada em saúde bucal, inovando ao estruturar o sistema de referência em atenção através dos Laboratórios Regionais de Prótese Dentárias (LRPDs) que são estabelecimentos cadastrados no CNES como Unidades de Saúde de Serviço de Apoio Diagnósticos Terapêuticos aptos para realizar o serviço de reabilitação oral. Partindo desse pressuposto, o município de Ibirataia, localizado no sul da Bahia com população aproximada de 20 mil e comprometida com a melhoria do quadro de saúde bucal de sua população, principalmente no que diz respeito à reabilitação total desse paciente, inaugurou no ano de 2014 o Laboratório de Prótese Regional.
Na população adulta, os indivíduos que chegavam para atendimento ambulatorial demonstravam falta de vários elementos dentários e queixa de dificuldade para mastigar ou problemas estéticos ocasionados pela falta da unidade dentária no momento da fala ou sorriso.
Frente à realidade destes dados, a mudança do perfil epidemiológico da população só poderia acontecer mediante a efetiva organização e fortalecimento da atenção básica e especializada, ampliando-se as responsabilidades dos municípios na garantia de acesso aos serviços.
Praça 10 de Novembro, Ibirataia - Bahia, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO