Laboratório itinerante de coleta nos assentamentos de Tartarugalzinho (AP)

A Atenção Básica, segundo o Ministério da saúde, caracteriza-se pelo contato preferencial dos usuários com os sistemas de saúde e orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.
Segundo Elesbão et al. no campo das políticas públicas, tem sido recorrente o uso da estratégia da itinerância para operacionalizar objetivos e desenvolver projetos. Diversos procedimentos de cuidados têm sido implementados utilizando o deslocamento nos territórios de vida dos usuários tanto com objetivo de cobrir uma maior extensão territorial, para uma busca ativa e alcançar grupos populacionais vulneráveis, quanto para atender as demandas de usuários.
O conceito de itinerância pode ser compreendido como as atividades de cuidado realizadas em movimento, no encontro entre o usuário e o profissional no espaço de vida dos sujeitos que demanda atenção.
O Projeto laboratório itinerante de coleta, surgiu proposto pela biomédica vinculada a atenção básica na UBS Jose Alves Meireles, onde se observou que os usuários dos assentamentos tinham acentuadas dificuldades em ter acesso ao diagnostico laboratorial, ocasionando a baixa procura na realização de exames em 2020.
O projeto foi aplicado como uma alternativa para resolução das dificuldades enfrentadas pelos usuários do referido município, utilizando os recursos que a atenção básica já possui, a saber: recursos humanos, veículos para transporte das equipes ESF, laboratório de apoio na sede do município e Lacen/AP.

OBJETIVOS GERAL:
 Realizar atendimento de diagnostico laboratorial em comunidades de difícil acesso em relação a sede do município, com ênfase no aumento da cobertura da atenção básica visando resultados favoráveis aos indicadores do programa Previne Brasil e demais programas ligados a Estratégia Saúde da família (ESF).
OBJETIVOS SECUNDÁRIOS:
 Realizar coletas de exames dos usuários atendidos pela equipe ESF.
 Oferecer acessibilidade aos exames de pacientes acamados e vulneráveis.
 Realizar busca ativa e ações de educação em saúde para usuários, ACS e enfermeiros.

Com a estratégia de itinerância houve um aumento significativo no número de realização de exames nos assentamentos, apresentando os seguintes resultados: antes da implementação do projeto, o laboratório havia realizado em média 2.514 exames, e após a implementação do projeto, o laboratório passou a liberar 6.023 exames. Garantindo assim resultados satisfatórios tanto para o usuário, que pôde ser atendido em seu território, quanto para a equipe da ESF em conseguir avaliar e ampliar as coletas de exames de paciente nas áreas de difícil acesso.

A experiência de implantação do laboratório itinerante de coleta (LIC) propiciou a reversão dos processos de adoecimento e inserção dos usuários na rede de cuidado, uma vez que esse trabalho proporcionou para a saúde da população, do referido município, o diagnóstico precoce de doenças de notificação compulsória entre elas as neoplasias, controle de hipertensos e diabético, acompanhamentos de pré-natal, bem como capacitação de ACS e enfermeiros para garantir a qualidade e eficiência no atendimento ao usuário, oferecendo, além disso, suporte aos municípios que ainda não possuem estrutura necessária para diagnóstico laboratorial, como os municípios de Pracuúba e Calçoene. Em vista disso, é essencial que o laboratório itinerante de coleta (LIC) tenha sua reconhecida efetividade e importância na prevenção, promoção e cuidado ao usuário em seu território. Dentro desse contexto e as experiências vivenciadas, sugiro aprimoramento e ampliação desse projeto com a implantação do Programa Laboratório Móvel Itinerante às comunidades de difícil acesso. É de fundamental importância a continuidade do serviço de laboratório itinerante, que permaneça em plena execução nas redes de atenção à saúde, favorecendo a acessibilidade ao usuário dos assentamentos e população em geral que necessite deste serviço.

Principal

JANAINA VIANA RODRIGUES

vianajanaina18@gmail.com

BIOMÉDICA

Coautores

JANAINA VIANA RODRIGUES

A prática foi aplicada em

Tartarugalzinho

Amapá

Norte

Esta prática está vinculada a

Rua Alameda Eucalipto 657

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Monique Melo Gomes

Conta vinculada

20 set 2024

CADASTRO

20 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas