Olá,

Visitante

Itajubá Digital: Operacionalização de Imunização no Município

O município de Itajubá, buscando melhoria na vacinação contra COVID-19 de seus munícipes e o acesso destes nas etapas previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID -19 do Ministério da Saúde, elaborou uma plataforma digital onde o cidadão faz seu cadastro, através de um link e aplicativo para celular, disponibilizado nas mídias sociais da Prefeitura. No link, o cidadão realiza seu cadastro que é analisado, por equipe capacitada da secretaria municipal de saúde, obedecendo os critérios do Programa Nacional de Operacionalização da vacinação (PNO) contra COVID-19. Tal plataforma foi idealizada para melhorar o acesso do cidadão a ser imunizado, evitar que este tenha que sair de casa para realizar o cadastro, bem como agilizar o processo, organizar o fluxo nos pontos de vacinação, horários e locais pré estabelecidos e logística das equipes que trabalham nos pontos determinados para vacinação. A plataforma Itajubá Digital teve início em abril de 2021 com o grupo de comorbidades. Com a plataforma, já temos um banco de dados robusto e fidedigno armazenados em “clouds” que servirão para outros projetos da Secretaria de Saúde, além de ser utilizada para o cadastro de pessoas nas imunizações de rotina ou em campanhas propostas pelo Ministério da Saúde e município.

O uso de tecnologia facilita o acesso do cidadão a ser imunizado; Evita o deslocamento do cidadão para realizar seu cadastro; Organiza o fluxo nos pontos de vacinação bem como o quantitativo de doses a serem ministradas; organiza a logística para a realização dos trabalhos e ainda atualiza o banco de dados do município dentro de todas as categorias, o que proporciona a integração do sistema ao E-SUS para atualização e sincronismo dos dados do cidadão, permitindo um banco de dados acessível para as ações de busca ativa do cidadão em atraso.

A aplicação dessa tecnologia proporcionou ao município de Itajubá realizar a vacinação dos grupos do PNO contra a COVID-19 com grande celeridade, conseguindo uma aplicação de 20 doses por hora por aplicador e obtendo, em um único dia, 2.500 doses aplicadas em apenas quatro pontos estratégicos de vacinação. Com o uso dessa ferramenta foi obtido uma diminuição significativa de 50% do tempo de espera em fila, proporcionando assim mais segurança e humanização no processo de vacinação aos cidadãos. O uso dessa ferramenta proporcionou mais credibilidade e fidedignidade ao processo de vacinação. Com essa plataforma temos uma maior previsibilidade de número de cidadãos que foram direcionadas para cada ponto de vacinação, diminuindo o risco de fraudes e perda de vacinas.

O projeto Itajubá Digital mostrou a importância da integração entre a Secretaria de Tecnologia de Informação que se colocou a serviço da saúde buscando melhorar a operacionalização dos trabalhos realizados pelas equipes de saúde através de ferramentas de tecnologia que simplificam, democratizam e facilitam o acesso do cidadão aos serviços públicos ofertados garantindo os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade. Essa ferramenta que se mostrou eficaz e com excelentes resultados ao nosso município pode ser disponibilizada a qualquer município que queira otimizar o acesso a imunização bem como ter um banco de dados atualizado com cadastro de seus munícipes.

Principal

NILO CESAR DO VALE BARACHO

Coautores

Antônio Marcos Pereira Almeida, Mariana Cristina de Melo Porto e Sales

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
A potência do microplanejamento no fortalecimento das ações de imunização em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Grupo de trabalho Proteja: estratégias de combate à obesidade infantil no município de Alagoinhas – PB
Paraíba
Práticas
Expansão do teste do pezinho no município de Umbuzeiro – PB : garantindo triagem neonatal nas comunidades rurais.
Paraíba