Olá,

Visitante

Itajubá Digital: Operacionalização de Imunização no Município

Categoria não especificada

O município de Itajubá, buscando melhoria na vacinação contra COVID-19 de seus munícipes e o acesso destes nas etapas previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID -19 do Ministério da Saúde, elaborou uma plataforma digital onde o cidadão faz seu cadastro, através de um link e aplicativo para celular, disponibilizado nas mídias sociais da Prefeitura. No link, o cidadão realiza seu cadastro que é analisado, por equipe capacitada da secretaria municipal de saúde, obedecendo os critérios do Programa Nacional de Operacionalização da vacinação (PNO) contra COVID-19. Tal plataforma foi idealizada para melhorar o acesso do cidadão a ser imunizado, evitar que este tenha que sair de casa para realizar o cadastro, bem como agilizar o processo, organizar o fluxo nos pontos de vacinação, horários e locais pré estabelecidos e logística das equipes que trabalham nos pontos determinados para vacinação. A plataforma Itajubá Digital teve início em abril de 2021 com o grupo de comorbidades. Com a plataforma, já temos um banco de dados robusto e fidedigno armazenados em “clouds” que servirão para outros projetos da Secretaria de Saúde, além de ser utilizada para o cadastro de pessoas nas imunizações de rotina ou em campanhas propostas pelo Ministério da Saúde e município.

O uso de tecnologia facilita o acesso do cidadão a ser imunizado; Evita o deslocamento do cidadão para realizar seu cadastro; Organiza o fluxo nos pontos de vacinação bem como o quantitativo de doses a serem ministradas; organiza a logística para a realização dos trabalhos e ainda atualiza o banco de dados do município dentro de todas as categorias, o que proporciona a integração do sistema ao E-SUS para atualização e sincronismo dos dados do cidadão, permitindo um banco de dados acessível para as ações de busca ativa do cidadão em atraso.

A aplicação dessa tecnologia proporcionou ao município de Itajubá realizar a vacinação dos grupos do PNO contra a COVID-19 com grande celeridade, conseguindo uma aplicação de 20 doses por hora por aplicador e obtendo, em um único dia, 2.500 doses aplicadas em apenas quatro pontos estratégicos de vacinação. Com o uso dessa ferramenta foi obtido uma diminuição significativa de 50% do tempo de espera em fila, proporcionando assim mais segurança e humanização no processo de vacinação aos cidadãos. O uso dessa ferramenta proporcionou mais credibilidade e fidedignidade ao processo de vacinação. Com essa plataforma temos uma maior previsibilidade de número de cidadãos que foram direcionadas para cada ponto de vacinação, diminuindo o risco de fraudes e perda de vacinas.

O projeto Itajubá Digital mostrou a importância da integração entre a Secretaria de Tecnologia de Informação que se colocou a serviço da saúde buscando melhorar a operacionalização dos trabalhos realizados pelas equipes de saúde através de ferramentas de tecnologia que simplificam, democratizam e facilitam o acesso do cidadão aos serviços públicos ofertados garantindo os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade. Essa ferramenta que se mostrou eficaz e com excelentes resultados ao nosso município pode ser disponibilizada a qualquer município que queira otimizar o acesso a imunização bem como ter um banco de dados atualizado com cadastro de seus munícipes.

Principal

NILO CESAR DO VALE BARACHO

Coautores

Antônio Marcos Pereira Almeida, Mariana Cristina de Melo Porto e Sales

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Os caminhos para alcançar os indicadores de desempenho do Previne Brasil pelo município de Bom Jesus (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba