- Promoção da Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 18 nov 2024
Quissamã situa-se na região norte do Estado do Rio de Janeiro e possui uma Rede de Atenção Psicossocial(RAPS) composta por quatro dispositivos terapêuticos, a saber: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Ambulatório de Saúde Mental (ASM), Serviço de Emergência Psiquiátrica (SEP) e Serviço de Equoterapia. Com a interiorização da pandemia da COVID-19 foi instituído, em março/2020, o Disque Saúde Mental, canal gratuito de atendimento telefônico para suporte psicológico, considerando o estresse, ansiedade e outros sofrimentos que poderiam ser experienciados pela população geral e pelos profissionais da saúde diante do medo de infecção pelo coronavírus, com rápida disseminação e com potencial de letalidade, e da morte de entes queridos. Por outro lado, frente a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de distanciamento social, fez-se necessária uma adaptação na organização do processo de trabalho dos dispositivos existentes de modo a garantir a atenção psicossocial aos usuários e familiares vinculados e as demandas emergentes. Foram estabelecidas rotinas e adotados protocolos de atendimento presencial e virtual considerando os regulamentos de biossegurança e as prerrogativas dos conselhos de classe. Dentre elas, destacamos o remanejamento temporário dos leitos psiquiátricos do Hospital Geral para o CAPS a fim de ampliar a capacidade de atendimento hospitalar a usuários de COVID19.
As equipes de saúde foram orientadas quanto as medidas de biossegurança e trabalharam presencialmente, em escala. Todos os dispositivos tiveram os horários de atendimentos reduzidos até julho/2020. Foram garantidas prescrições médicas para os usuários novos e em tratamento e atendimento psicológico virtual com agendamento prévio. O Disque Saúde Mental foi feito por psicólogos, em horário administrativo. O CAPS funcionou diariamente com dispensação supervisionada de medicamentos, fornecimento de alimentação para os usuários de grande vulnerabilidade social, visitas domiciliares e atendimento virtual dos usuários pelos técnicos de referência. Além disso, foram realizadas ações de apoio matricial entre as equipes da atenção primária e de saúde mental, num processo de construção/revisão do projeto terapêutico. Foi pactuado com a direção do Hospital municipal uma outra rotina do SEP para atendimento à crise em tempos de pandemia. Se o médico da emergência indicasse internação, a equipe de referência do SEP, composta por enfermeiro, técnico de enfermagem, guarda municipal conduziria o paciente até o CAPS para os devidos cuidados terapêuticos. O médico visitador do hospital assistiria o paciente diariamente e a alimentação seria oferecida pelo serviço de nutrição. A Equoterapia ofereceu suporte psicológico e orientação virtual aos familiares. Toda a reorganização do processo de trabalho foi discutida com o Comitê para Políticas de Enfrentamento e Impactos da pandemia COVID-19.
O mundo foi impactado pela pandemia da COVID-19, o que exigiu mudanças na vida das pessoas, nos protocolos de atendimentos e na adaptação da atuação dos profissionais da saúde mental. A estabilidade de quadros crônicos e agudos, a potencialização das ações de matriciamento, o estreitamento do trabalho em rede, o controle à crise com visita domiciliar da equipe de referência, o atendimento virtual, a dispensação de receitas e medicamentos e manutenção de índice zero em internações de cunho asilar demonstram que é possível e essencial manter o cuidado em saúde mental mesmo diante de uma pandemia.O exposto acima tem a intenção de apresentar e dar publicidade ao trabalho realizado nos dispositivos de saúde mental do município de Quissamã durante o período de pandemia do COVID19, recomendando que seja levado em consideração as especificidades de cada serviço.
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