Interdisciplinaridade: garantindo a integralidade do cuidado com grupos de cessação de tabagismo no município de Concórdia (SC)

Através deste relato expõe-se a experiência exitosa quanto à aplicação do Programa Nacional de Cessação de Tabagismo na modalidade de grupo, no município de Concórdia (SC). Este realiza-se desde 2015 com centralidade na atuação interdisciplinar e na construção de vínculos, como forma de garantir a integralidade do cuidado, colocando o paciente como protagonista de seu processo de saúde-doença para que assim seja ofertado um tratamento que de fato seja resolutivo. o tabagismo é hoje, a principal causa de morbimortalidade prevenível, a cessação do seu uso traz um considerável custo-benefício à saúde pública. Além disso, existem os benefícios biopsicossociais ao paciente e ao meio em que convive, por isso torna-se imprescindível que experiências exitosas e em consonância aos preceitos básicos das Políticas Públicas de Saúde sejam divulgadas e repassadas, com intuito de serem reproduzidas e melhoradas e que cada vez mais pessoas tenham acesso ao tratamento para o tabagismo.

Compartilhar a experiência exitosa da implementação e execução, de forma continuada, do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), na cidade de Concórdia (SC). Expondo o trabalho com grupos com centralidade na atuação interdisciplinar como meca Os grupos são realizados desde 2015, acontecem à noite com uma média de 20 participantes, sendo formados 04 grupos/ano. o desenvolvimento é por meio de equipe interdisciplinar composta por Assistente Social, Enfermeiros, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista e Psicóloga, que participam em todos os encontros com ações conjuntas, integradas e inter-relacionadas, por seis meses. Além das prerrogativas apontadas no Consenso para Abordagem e Tratamento do Fumante (2001- Ministério da Saúde) a criação de vínculo é um importante recurso utilizado, bem como apoio profissional, atividades lúdicas, canto, dinâmicas de grupo, uso de materiais audiovisuais, com enfoque na melhora da qualidade de vida e autonomia do paciente.

Nos grupos realizados desde 2015 até 2018 foram acompanhados 204 pacientes com percentual médio de cessação do tabagismo de 62,46% (até a 4ª sessão – planilha de consolidação ao Ministério da Saúde). Essa forma de tratamento interdisciplinar possibilita a troca de experiências entre participantes e equipe, sendo um aspecto terapêutico que contribui significativamente para o processo de cessação. Os benefícios de deixar de fumar não podem ser totalmente mensurados, pois envolvem aspectos psíquicos, familiares e sociais não quantificáveis. Pensar nestes benefícios é seguir os princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde, baseados na integralidade do cuidado tornando o paciente também um protagonista do seu processo saúde doença. Comprova-se assim, a importância da atuação interdisciplinar na saúde, neste caso com a realização de grupo de cessação de tabagismo, no qual todo o acompanhamento é realizado por equipe interdisciplinar, o que possibilita maior efetividade no tratamento e maior superação das dificuldades encontradas ao longo do processo. Dessa forma, busca-se a construção da integralidade do cuidado e respostas mais eficazes as variadas dimensões que envolvem o processo saúde-doença.

Principal

Géssica Regina Borgmann

gessica.borgmann@yahoo.com.br

Coautores

Simone Cristina Dalbello Da Silva, Sirlei Michelotti, Bianca Menna Barreto Lages, Ezilda De Fátima Miranda, Claudecir Evandro Meneghetti

A prática foi aplicada em

Concórdia

Concórdia

Concórdia

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Concórdia (SC)

Rua João Suzin Marini, 907 - Salete, Concórdia - SC, 90700280

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Sidinei De Castro Schmidt

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

18 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas