Olá,

Visitante

Integralidade da assistência à saúde da mulher em um ambulatório especializado na APS em Buritis (RO)

O Município de Buritis, situado na região do Vale do Jamari do Estado deRondônia, tem estimado para o ano de 2022 aproximadamente 40.356 habitantes,desta população aproximadamente 20.338 correspondem ao sexo feminino(DATASUS, 2022).Iniciamente o ambulatório ofertava os serviços de inserção de DIU realizados por enfermeiras obstetras que receberam treinamento especializado para tal, sendo apriore acompanhadas peloginecologista do município. Diante da necessidade encontrada a Secretaria Municipal de Saúde de Buritis, em 2020, disponibilizou o ginecologista municipal para realização de cursorelacionado a colposcopia para que assim o mesmo desenvolvesse o serviço noambulatório de saúde da mulher, investiu em equipamentos para estruturar oambulatório com a aquisição de um colposcópio, eletrocautério e maca elétrica, nomesmo ano iniciou o acompanhamento das gestantes do pré-natal de alto risco.Os atendimentos deste ambulatório são previamente agendado pelas eSFjuntamente com a coordenação de saúde da mulher. Sendo realizado o acolhimentoe consultas nas terças-feiras no período vespertino e noturno. Os serviços ofertadosno ambulatório são: Pré-Natal de Alto Risco, Ultrassonografia obstétrica, pélvica etransvaginal, Inserção e Revisão do DIU e tratamento de lesão intraepitelialescamosa de baixo e alto grau.O ambulatorio surgiu da necessidade de proporcionar o atendimento integral àsmulheres do municipio de Buritis, visando a qualidade do atendimento em respostaàs necessidades apresentadas.

Nos anos que antecedem a 2019, as equipes de Saúde da Família observavamem seu acompanhamento diário de pré natal, que a maioria das mulheresacompanhadas referiam que a gravidez não era planejada, sendo que o munícipio disponibilizava de métodos contraceptivos de curta a longa duração, porém os profissionais enfermeiros e médicos da Atenção Básica (APS) referiam não ter expertise na inserção do Dispositivo Intrauterino(DIU). Outro problema encontrado no referido período era a dificuldade de locomoção das gestantes de pré natal de alto risco em se locomoverem até a capital PortoVelho, 327km de distância, para acompanhamento gestacional especializado,sendo que em alguns casos a gestante apresentava alterações que poderiam ser resolvidas no município caso existisse atendimento de referência. Diante da dificuldade de locomoção para a referência mais próxima, outro problema encontrado no município foi o tratamento de lesão intraepitelial escamosa de baixo ealta grau do colo do útero de mulheres municípes de Buritis/RO.

Integralizar as ações destinadas a saúde da mulher em um ambulatórioespecializado no município de Buritis/ RO, visando auxiliar no planejamento familiar através de métodos contraceptivos de longa duração e ofertar serviços especializados para mulheres com lesões intraepiteliais escamosa de baixo e alto grau do colo do útero e realizar pré-natal de alto risco.

Principal

Josiéllyda Lopes Texeira

josiellydalt@gmail.com

A prática foi aplicada em

Buritis

Rondônia

Norte

Esta prática está vinculada a

Rua Ibiara, nº 1534 - Setor 03

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Josiéllyda Lopes Texeira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

11 jun 2015

e atualizada em

17 jun 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Modelos Assistenciais em Saúde: Desafios e Perspectivas
Rio Grande do Sul
Práticas
A Ótica do Cuidado: Relato de Experiência Sobre o Projeto olhar Brasil Realizado no Município de Vassouras – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Promoção da Saúde a Partir do Resgate da Ancestralidade de Comunidades em Contexto Rural e Quilombola no Município de Natividade
Rio de Janeiro
Práticas
Rede de Atenção com Foco no Cuidado das Pessoas com Doença Falciforme no Município de São Pedro da Aldeia – Rj: Contribuição da Coordenação de Saúde Bucal.
Rio de Janeiro
Práticas
Protocolo para o Cuidado odontológico dos Pacientes com Doença Falciforme no Município de São Pedro da Aldeia – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Nasf Pindoba e o Grupo Plantando com Saúde
Práticas
Potencial das Ações do Nasf no Programa Saúde na Escola: Articulações e Expansão na Rede de Atenção À Saúde de Juripiranga/Pb
Paraíba
Práticas
Nasf no AEE: aprendendo que na diferença somos todos iguais.
Rio Grande do Norte
Práticas
Pontinhos de Amor: Relato de Experiência Sobre Doação e Convivência no Cuidado em Saúde
Paraná
Práticas
Vigilância em Saúde do Trabalhador X Atenção Básica.
Paraná