Olá,

Visitante

Integralidade da assistência à saúde da mulher em um ambulatório especializado na APS em Buritis (RO)

O Município de Buritis, situado na região do Vale do Jamari do Estado deRondônia, tem estimado para o ano de 2022 aproximadamente 40.356 habitantes,desta população aproximadamente 20.338 correspondem ao sexo feminino(DATASUS, 2022).Iniciamente o ambulatório ofertava os serviços de inserção de DIU realizados por enfermeiras obstetras que receberam treinamento especializado para tal, sendo apriore acompanhadas peloginecologista do município. Diante da necessidade encontrada a Secretaria Municipal de Saúde de Buritis, em 2020, disponibilizou o ginecologista municipal para realização de cursorelacionado a colposcopia para que assim o mesmo desenvolvesse o serviço noambulatório de saúde da mulher, investiu em equipamentos para estruturar oambulatório com a aquisição de um colposcópio, eletrocautério e maca elétrica, nomesmo ano iniciou o acompanhamento das gestantes do pré-natal de alto risco.Os atendimentos deste ambulatório são previamente agendado pelas eSFjuntamente com a coordenação de saúde da mulher. Sendo realizado o acolhimentoe consultas nas terças-feiras no período vespertino e noturno. Os serviços ofertadosno ambulatório são: Pré-Natal de Alto Risco, Ultrassonografia obstétrica, pélvica etransvaginal, Inserção e Revisão do DIU e tratamento de lesão intraepitelialescamosa de baixo e alto grau.O ambulatorio surgiu da necessidade de proporcionar o atendimento integral àsmulheres do municipio de Buritis, visando a qualidade do atendimento em respostaàs necessidades apresentadas.

Nos anos que antecedem a 2019, as equipes de Saúde da Família observavamem seu acompanhamento diário de pré natal, que a maioria das mulheresacompanhadas referiam que a gravidez não era planejada, sendo que o munícipio disponibilizava de métodos contraceptivos de curta a longa duração, porém os profissionais enfermeiros e médicos da Atenção Básica (APS) referiam não ter expertise na inserção do Dispositivo Intrauterino(DIU). Outro problema encontrado no referido período era a dificuldade de locomoção das gestantes de pré natal de alto risco em se locomoverem até a capital PortoVelho, 327km de distância, para acompanhamento gestacional especializado,sendo que em alguns casos a gestante apresentava alterações que poderiam ser resolvidas no município caso existisse atendimento de referência. Diante da dificuldade de locomoção para a referência mais próxima, outro problema encontrado no município foi o tratamento de lesão intraepitelial escamosa de baixo ealta grau do colo do útero de mulheres municípes de Buritis/RO.

Integralizar as ações destinadas a saúde da mulher em um ambulatórioespecializado no município de Buritis/ RO, visando auxiliar no planejamento familiar através de métodos contraceptivos de longa duração e ofertar serviços especializados para mulheres com lesões intraepiteliais escamosa de baixo e alto grau do colo do útero e realizar pré-natal de alto risco.

Principal

Josiéllyda Lopes Texeira

josiellydalt@gmail.com

A prática foi aplicada em

Buritis

Rondônia

Norte

Esta prática está vinculada a

Rua Ibiara, nº 1534 - Setor 03

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Josiéllyda Lopes Texeira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

11 jun 2015

e atualizada em

17 jun 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto Resgatando Sorrisos
Paraíba
Práticas
Acolhimento Como Ferramenta de Escuta e Mobilização no Grupo de Mães do Tea no Município de Sumé
Paraíba
Práticas
Programa de Atendimento Fisioterapêutico Domiciliar em Pacientes Crônicos Restrito ao Leito em Locais de Difícil Acesso
Rio de Janeiro
Práticas
Agenda Jovem Aprendiz
Minas Gerais
Práticas
Hiperdia em Ação nas Comunidades: Estratégias para Melhorar a Qualidade de Vida dos Cidadãos Coqueirenses.
Práticas
Uso do Futsal Como Estratégia de Promoção da Saúde e Diminuição do Risco de Marginalização: Projeto Caminhos do Viver.
São Paulo
Práticas
Qualidade de Vida no Grupo “Mulher Ativa” na Cidade de Montalvânia – Mg
Minas Gerais
Práticas
Qualidade de Vida e Longevidade: Educação/Prevenção/Promoção em Saúde Sob os Aspectos Biopsicossociais Como Ferramenta para o Cuidado de Pacientes Hipertensos e Diabéticos.
Minas Gerais
Práticas
Projeto “Viva Leve”
Minas Gerais
Práticas
Grupo Girassol: Relatos de Experiência de Ações de Promoção da Saúde para Melhoria da Qualidade de Vida de Pessoas com Doenças e Sequelas
Minas Gerais