- Atenção Primária à Saúde
REGIANE CARDOZO SOUZA
- 03 set 2024
Amapá
O município de Buritis, situado na região do Vale do Jamari do estado de Rondônia tem estimado para o ano de 2022 aproximadamente 40.356 habitantes, desta população aproximadamente 20.338 correspondem ao sexo feminino(DATASUS, 2022). Inicialmente, o ambulatório ofertava os serviços de inserção de DIU realizados por enfermeiras obstetras que receberam treinamento especializado para tal, sendo acompanhadas peloginecologista do município. Diante da necessidade encontrada a Secretaria Municipal de Saúde de Buritis, em 2020, disponibilizou o ginecologista municipal para realização de curso relacionado à colposcopia para que assim o mesmo desenvolvesse o serviço no ambulatório de saúde da mulher, investiu em equipamentos para estruturar o ambulatório com a aquisição de um colposcópio, eletrocautério e maca elétrica, no mesmo ano iniciou o acompanhamento das gestantes do pré-natal de alto risco. Os atendimentos deste ambulatório são previamente agendado pelas ESF juntamente com a coordenação de saúde da mulher. Sendo realizado o acolhimento e consultas nas terças-feiras no período vespertino e noturno. Os serviços ofertados no ambulatório são: pré-natal de alto risco, ultrassonografia obstétrica, pélvica e transvaginal, Inserção e Revisão do DIU e tratamento de lesão intraepitelial escamosa de baixo e alto grau. O ambulatório surgiu da necessidade de proporcionar o atendimento integral às mulheres do município de Buritis, visando a qualidade do atendimento em resposta às necessidades apresentadas.
Nos anos que antecedem a 2019, as equipes de Saúde da Família observavam em seu acompanhamento diário de pré natal, que a maioria das mulheres acompanhadas referiam que a gravidez não era planejada, sendo que o munícipio disponibilizava de métodos contraceptivos de curta a longa duração, porém os profissionais enfermeiros e médicos da Atenção Básica (APS) referiam não ter expertise na inserção do dispositivo intrauterino (DIU). Outro problema encontrado no referido período era a dificuldade de locomoção das gestantes de pré-natal de alto risco em se locomoverem até a capital Porto Velho, 327km de distância, para acompanhamento gestacional especializado, sendo que em alguns casos a gestante apresentava alterações que poderiam ser resolvidas no município caso existisse atendimento de referência. Diante da dificuldade de locomoção para a referência mais próxima, outro problema encontrado no município foi o tratamento de lesão intraepitelial escamosa de baixo e alta grau do colo do útero de mulheres munícipes de Buritis (RO).
Integralizar as ações destinadas a saúde da mulher em um ambulatório especializado no município de Buritis (RO), visando auxiliar no planejamento familiar através de métodos contraceptivos de longa duração e ofertar serviços especializados para mulheres com lesões intraepiteliais escamosa de baixo e alto grau do colo do útero e realizar pré-natal de alto risco.
Rua Ibiara, no 1534, Buritis - RO, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO