Olá,

Visitante

Inserção de uma Unidade de Aprendizagem em Pics na Formação em Serviço da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (Rmsf) da Ensp/Fiocruz

Inserção dentro da grade curricular da Residencia Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) da ENSP/Fiocruz de uma Unidade de Aprendizagem em PICS. O programa da RMSF da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocru fez 15 anos e lançamos, em 2020, uma publicação para comemorar essa data com o nome “ De casulo a borboleta: a qualificação para o SUS na residência multiprofissional em saúde da família.” disponivel em e-book no site: https://editora.redeunida.org.br/project/de-casulo-a-borboleta-a-qualificacao-para-o-sus-na- residencia-multiprofissional-em-saude-da-familia/). Tem por objetivo a formação em serviço no âmbito da Atenção Primaria à Saúde de residentes de diferentes categorias profissionais (enfermeiro, dentista, nutricionista, farmacêutico, psicólogo, profissional de educação física e assistente social) que atuam em equipes multiprofissionais, em territórios da cidade do Rio de Janeiro e Mesquita. Esta Residência é uma iniciativa da ENSP/FIOCRUZ, constituída e desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Município do Rio de Janeiro (SMS-RJ), e do município de Mesquita e o Ministério da Saúde. O programa nasce do desafio de ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) em grandes centros urbanos.

Os processos formativos possuem intencionalidades, fazem parte de uma proposta político-pedagógica que identifica a potência da análise da vida e do trabalho e traz o protagonismo dos atores em mútua relação. A inclusão da UA PICS no programa da Residência vem para dar informação aos residentes sobre a racionalidade dessas praticas no âmbito da APS.

Recomenda-se a inclusão no âmbito do ensino de cursos de formação em serviço de um Módulo/UA sobre PICS nos espaços formativos das Residencias multiprofissionais em Saúde. Esse modulo não visa formar residentes em determinada modalidade de PICS, mas apresentar essa abordagem de cuidado integral em saúde para que possam ter contato com outras racionalidades medicas na promoção do cuidado integral no âmbito da APS.

Principal

Mirna Barros Teixeira

rmsfenspfiocruz@gmail.com

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

avenida leopoldo bulhoes 1480

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Mirna Teixeira

Conta vinculada

mirna.teixeira@gmail.com

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Universalidade Menos Equidade = Desigualdade
Pará
Práticas
O Controle Social e a Saúde do Trabalhador: Seminário de Capacitação para o Fortalecimento das Ações na Macrorregião de Sobral
Ceará
Práticas
Mapeamento Digital das Ubss do Município de Iguaba Grande.
Rio de Janeiro
Práticas
Ações Integradas de Atenção a Saúde Indígena no Município de Tocantinópolis-To
Tocantins
Práticas
Implementação do Procolo de Enfermagem na Atenção Básica no Município de Muqui/Es
Espírito Santo
Práticas
Oficina de Ervas Medicinais para Mulheres Rurais (Teresópolis)
Rio de Janeiro
Práticas
Saúde Digital no Municipio de Itapema: Implantação do Atendimento Nutricional online
Santa Catarina
Práticas
Medicamentos Fitoterapicos: Xaropes, Sabonete Medicinal e Óleo para os Pés.
Goiás
Práticas
Saúde Bucal: uma Abordagem Multidisciplinar e Transversal no Programa Saúde na Escola
Santa Catarina
Práticas
Trabalhando a Sexualidade no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Santa Catarina