- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Ana Amélia Machado Duarte
- 03 maio 2024
O município de Queimadas conta com aproximadamente 45 mil habitantes, distribuídos em 18 unidades de saúde da família. Em 2019 as Unidade básicas de saúde passaram por um processo informatização sistemático que possibilita ao profissional ter acesso aos usuários cadastrados pelos agentes comunitários de saúde de acordo com suas condicionalidades, faixa etária, sexo e outros. Neste sentido, foi possível realizar o planejamento da vacinação do covid-19 de forma eficiente e organizada nominalmente dos usuários como a entrega do imunobiológico, deste modo facilitando aos profissionais das equipes encontrar o usuário, realizar o agendamento em tempo oportuno, e conforme a quantidade de insumos entregues pela secretária estadual. A facilidade no planejamento em saúde na atenção básica favorece o trabalho coletivo e intersetorial, desde modo favorecendo o acesso dos usuários aos serviços bem como ao monitoramento dos mesmos. O planejamento da vacinação foi iniciado em janeiro de 2021, utilizando-se os dados em tempo real dos usuários cadastrados pelos agentes comunitários de saúde no sistema Cidade Saudável, e conforme as determinações estaduais de início da população a ser vacinada, participaram como atores no processo coordenadoras de atenção primária, de vigilância em saúde e imunização, 21 enfermeiros, 29 técnicos de enfermagem, 115 ACSs, 10 digitadores e 06 profissionais de apoio técnico, e como público alvo foi a população municipal em idade de vacinação. MetodologiaForam realizadas diversas reuniões de planejamento, mediante a expectativa de chega do imunobiológico contra covid-19, nas quais foram traçados metas e ações a serem desenvolvidas a nível municipal para oferta da vacina ao público alvo de forma rápida e eficaz.
Diante disso, e obedecendo as normas por grupos prioritários, foram planejadas ações para vacinação no domicilio, nas unidades de saúde e em locais estratégicos no município para o maior alcance do público em um menor tempo possível, bem como a organização do serviço interno da secretaria de saúde para realizar a informação da vacina no sistema SI-PNI em tempo real. Com base no sistema cidade saudável foram organizados o cronograma para vacinação domiciliar dos idosos acima de 80 anos e pacientes portadores de necessidades especiais por unidade de saúde de forma nominal, foram ainda organizados dos demais idosos por demanda agendada nas UBS conforme faixa etária. A partir dos 59 anos, foram realizados mutirões de vacinação em quadras poliesportivas do município e no distrito do Ligeiro, ao mesmo tempo que os profissionais digitadores estavam fazendo a informação no sistema, dos informes parciais recolhidos ao longo do dia de vacinação. O sistema cidade saudável propiciou ainda realizar o monitoramento e a busca ativa de faltosos por unidade de saúde, ampliando assim o acesso a vacina.
A necessidade de ampliar a cobertura vacinal da covid-19 no município de Queimadas, através do uso da tecnologia da informação em saúde para agilizar o processo, com o objetivo de :Ofertar vacina do covid-19 para todos os grupos populacionais de forma equânime e universal.
A partir das ações realizadas foi possível concluir em tempo hábil a vacinação da população adulta no município, respeitando os critérios estabelecidos pelo ministério da saúde e governo do estado. Neste sentido, os recursos de informação digital disponíveis no município através da plataforma digital cidade saudável foram cruciais para o alcance dos objetivos e das metas previstas de vacinação da covid19.A rede de cuidados em saúde e a atenção básica foi fortalecida pelo trabalho das equipes de saúde da família em conjunto com os técnicos apoiadores da gestão, qualificando o trabalho e os serviços oferecidos a população.
Rua João Barbosa da Silva, 120 - Centro, Queimadas - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO