Olá,

Visitante

Inclusão do participante com paralisia cerebral nos grupos de atividade física do Nasf/AB

A atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que reveste num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos como dançar, atividades funcional e caminhar tem mudado a rotina e o quadro de saúde de pessoas do município de São Geraldo da Piedade, em especial a dança que mudou a dinâmica de uma família da comunidade do Vinhático, após o profissional de educação física conseguir dialogo com um paciente de paralisia cerebral.

Informar ao grupos os efeitos positivos da atividade física no tratamento do paciente. Apresentar a metodologia aplicada aos grupos de Atividade Física realizada. Trata-se do relato de uma experiência, elaborado pelo profissional de educação física do NASF/AB de São Geraldo da Piedade MG, que realiza vários grupos de atividade física, o programa Zumba® é uma aula de dança inspirada em ritmos latinos e movimentos de dança, criando um sistema dinâmico, excitante, divertido e eficaz. Cada grupo de dança acontece duas vezes por semana, com público alvo de mulheres e homens. Dentre os grupos prioritários: sobrepeso ou obesos, pessoas com doenças crônicas, portadores de necessidades especiais, depressão entre outros.

No decorrer das aulas de zumba® a mãe do participante notou mudanças na vida do mesmo como a qualidade do sono, após praticar zumba melhorou a respiração durante o sono que antes era frequentes crises alérgicas. o comportamento do paciente melhorou com as aulas o mesmo era agressivo porem ao participar das atividades em grupo se tornou mais calmo. as articulações e músculos do membro superior direito estavam atrofiando gradativamente após a realizar aulas de zumba aumentou a amplitude do movimento do braço, mão e dedos que se encontravam atrofiados.o grupo de zumba® do Nasf contribuiu para a melhora do sono, da respiração, diminuiu a agressividade e os músculos atrofiados, na saúde do paciente que atualmente tem 16 anos que foi diagnosticado com paralisia cerebral afetando o lado direito, o mesmo apresenta problema mental moderado, auditivo comprometendo a visão direta, seu quadro clínico apresenta crises de epilepsia transtorno de surto psicótico. Com isso enfatizamos a importância da inclusão nas praticas corporais realizadas pelo Nasf.

Principal

Edson Junio Santos

EDSONJUNIOCASSIMIRO@GMAIL.COM

A prática foi aplicada em

São Geraldo da Piedade

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Tarcísio Araujo,21

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Aline Cassia Dos Santos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

04 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal