Olá,

Visitante

Incidência de Casos de Leishmaniose Tegumentar Americana no Município de Pilões

O presente trabalho aborda a incidência de casos de Leishmaniose tegumentar americana no Município de Pilões, A leishmaniose é considerada um problema de saúde publica, pela Secretaria de Vigilância em Saúde, sendo seu controle dificultado pela diversidade de agentes tais como de reservatórios e de vetores que apresentam diferentes padrões de transmissão, tendo sua propagação eminentemente ligada às interferências nos ecossistemas, afetando regiões com desvantagens socioeconômicas, nas quais estão inclusos o Norte e o Nordeste do país. Neste contexto, a biotecnologia tem atuado no que tangem as inovações para o tratamento dessa patologia, porém, diversas são as particularidades dos pacientes acometidos por ela o que dificulta a atuação medicamentosa e a eficácia no tratamento, exigindo mais esforços por parte de todos os envolvidos no clico de existência da leishmaniose. A LTA é definida como uma zoonose, sendo que atualmente ela pode sedetectada tanto no ambiente silvestre quanto periurbano. De maneira geral, as zoonoses podem ser classificadas de acordo com o ecossistema no qual se apresentam. Este trabalho se justifica pela dificuldade enfrentada no controle de vetores transmissores. A elaboração do presente trabalho refletirá em aprendizado pra toda equipe e em beneficio em relação à diminuição do adoecimento da população, sendo assim, o êxito das estratégias contra as doenças endêmicas que, em geral, ocorrem em áreas de pobreza e de subdesenvolvimento, dependem basicamente da disponibilidade de recursos econômicos e, necessariamente, do conhecimento das competências e atitudes da população diante do problema mórbido sendo de grande relevância a participação efetiva nas ações a participação comunitária ativa e permanente é a chave para a execução, consolidação e vigilância das ações de controle de vetores.

Propor um plano de intervenção para enfrentamento do vetor (mosquito flebótomo) no Município de Pilões, como uma possível contribuição no controle e incidência da doença.

Principal

Regina Coeli de Araujo Felix

rgn.araujo2@gmail.com

A prática foi aplicada em

Pilões

Paraíba

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

juraci.sergio@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Lei Municipal Nº 7438/2013: a Vigilância Sanitária na Construção e Inspeção dos Estabelecimentos Residenciais Terapêuticos no Município de Rio Grande – Rs
Rio Grande do Sul
Práticas
Detecção do 1º Caso de Raiva Canina e As Ações de Controle Executadas no Município de Hortolândia, São Paulo.
São Paulo
Práticas
Bem-Estar Laboral e Seus Efeitos para a Saúde dos Trabalhadores dos Caps de Caxias/Ma
Maranhão
Práticas
Fonte da Bica e o Monitoramento da Qualidade de Suas Águas.
Bahia
Práticas
A Integração das Vigilâncias Como Estratégia de Intervenção na Vigilância em Saúde
Bahia
Práticas
Cenário de Risco para a Saúde do Trabalhador
Tocantins
Práticas
Atividade Física e Promoção da Saúde Coletiva
Paraíba
Práticas
A Importância da Educação em Saúde no Enfrentamento As Doenças Negligenciadas (Chagas e Calazar).
Rio Grande do Norte
Práticas
Estratégia do Município Queimadas-Pb: Mutirão Contra As Arboviroses
Paraíba
Práticas
Projeto Dengue: “Vamos Acabar com Isso – Diga Sim a Saúde!”
Tocantins