No combate as subnotificações relacionados aos casos de acidente de trabalho no município de São João da Barra (RJ), após a constatação no baixo número de notificações relacionados a acidente de trabalho pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação no ano de 2017. O relato de experiência visa demonstrar a estratégia da educação permanente dos profissionais de saúde em especial as categorias de enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no município, como meio para troca de saberes, e aumento da sensibilidade na detecção de agravos relacionados a saúde do trabalhador durante a sua assistência. As capacitações e reuniões foram realizadas no ano de 2018 para os profissionais que atuam na atenção básica, unidades de urgência e emergência do município.
A subnotificação relacionado aos agravos em saúde do trabalhador pelo Sinan no ano de 2017 foi o ponto de partida para que a vigilância em saúde do trabalhador do município de São João da Barra procura-se alternativas na tentativa de melhoras as notificações e assim obter o perfil epidemiológico mais próximo a realidade.
Para que a vigilância em saúde do Trabalhador ocorra de fato faz se necessário um trabalho articulado e sistemático com a finalidade de alcançar o que é proposto pelo SUS na prática conforme sua teoria. Os desafios são enormes devido ainda o desconhecimento sobre como fazer a vigilância em saúde do trabalhador, muitas vezes é um programa onde o déficit humano e de recursos é grande.Um dos maiores desafios hoje encontrado é a carência do apoio dos gestores e carência de profissionais com o olhar diferenciado sobre a saúde, que ainda de forma errônea é conhecido apenas como um estado de ausência de doenças. Apenas com a educação permanente é possível quebrar paradigmas e conseguir de forma integrada os avanços na qualidade de uma assistência em sua plenitude.
R. Barão de Barcelos, 200 - Chatuba, São João da Barra - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO