Olá,

Visitante

O Combate As Subnotificações Relacionados Aos Agravos a Saúde do Trabalhador Através da Educação Permanente dos Profissionais de Saúde no Município de São João da Barra-Rj

No combate as subnotificações relacionados aos casos de acidente de Trabalho no município de São João da Barra- RJ, após a constatação no baixo número de notificações relacionados a acidente de trabalho pelo SINAN no ano de 2017. O relato de experiência visa demonstrar a estratégia da educação permanente dos profissionais de saúde em especial as categorias de enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no município, como meio para troca de saberes, e aumento da sensibilidade na detecção de agravos relacionados a saúde do trabalhador durante a sua assistência. As capacitações e reuniões foram realizadas no ano de 2018 para os profissionais que atuam na atenção básica, unidades de urgência e emergência do município.

A subnotificação relacionado aos agravos em saúde do trabalhador pelo SINAN no ano de 2017 foi o ponto de partida para que a vigilância em saúde do trabalhador do município de São João da Barra procura-se alternativas na tentativa de melhoras as notificações e assim obter o perfil epidemiológico mais próximo a realidade.

Para que a vigilância em saúde do Trabalhador ocorra de fato faz se necessário um trabalho articulado e sistemático com a finalidade de alcançar o que é proposto pelo SUS na prática conforme sua teoria. Os desafios são enormes devido ainda o desconhecimento sobre como fazer a vigilância em saúde do trabalhador, muitas vezes é um programa onde o déficit humano e de recursos é grande.Um dos maiores desafios hoje encontrado é a carência do apoio dos gestores e carência de profissionais com o olhar diferenciado sobre a saúde, que ainda de forma errônea é conhecido apenas como um estado de ausência de doenças. Apenas com a educação permanente é possível quebrar paradigmas e conseguir de forma integrada os avanços na qualidade de uma assistência em sua plenitude.

Principal

Paula da Silveira Januario Pires

paulajanuario@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Paula da Silveira Januario Pires

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto social de controle populacional de cães e gatos como função de vigilância em saúde pública
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba
Práticas
O Alcance dos indicadores da imunizaçâo do programa de qualificaçâo das ações de vigilância em saúde
Paraíba
Práticas
Acolhimento e seguimento intersetorial às crianças e adolescentes vítimas de violências
Paraíba