Olá,

Visitante

O Combate As Subnotificações Relacionados Aos Agravos a Saúde do Trabalhador Através da Educação Permanente dos Profissionais de Saúde no Município de São João da Barra-Rj

No combate as subnotificações relacionados aos casos de acidente de Trabalho no município de São João da Barra- RJ, após a constatação no baixo número de notificações relacionados a acidente de trabalho pelo SINAN no ano de 2017. O relato de experiência visa demonstrar a estratégia da educação permanente dos profissionais de saúde em especial as categorias de enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no município, como meio para troca de saberes, e aumento da sensibilidade na detecção de agravos relacionados a saúde do trabalhador durante a sua assistência. As capacitações e reuniões foram realizadas no ano de 2018 para os profissionais que atuam na atenção básica, unidades de urgência e emergência do município.

A subnotificação relacionado aos agravos em saúde do trabalhador pelo SINAN no ano de 2017 foi o ponto de partida para que a vigilância em saúde do trabalhador do município de São João da Barra procura-se alternativas na tentativa de melhoras as notificações e assim obter o perfil epidemiológico mais próximo a realidade.

Para que a vigilância em saúde do Trabalhador ocorra de fato faz se necessário um trabalho articulado e sistemático com a finalidade de alcançar o que é proposto pelo SUS na prática conforme sua teoria. Os desafios são enormes devido ainda o desconhecimento sobre como fazer a vigilância em saúde do trabalhador, muitas vezes é um programa onde o déficit humano e de recursos é grande.Um dos maiores desafios hoje encontrado é a carência do apoio dos gestores e carência de profissionais com o olhar diferenciado sobre a saúde, que ainda de forma errônea é conhecido apenas como um estado de ausência de doenças. Apenas com a educação permanente é possível quebrar paradigmas e conseguir de forma integrada os avanços na qualidade de uma assistência em sua plenitude.

Principal

Paula da Silveira Januario Pires

paulajanuario@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Paula da Silveira Januario Pires

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Capacitação em Boas Praticas Sanitárias para Bares, Bistros e Gastros, 2024
Práticas
Vigilância sanitária de Ipatinga: um olhar na educação sanitária junto ao setor regulado
Práticas
Sensibilizar para conscientizar: Educação em saúde no combate as arboviroses no município de Ipatinga
Todos os Estados (Sudeste), Minas Gerais
Práticas
Projeto social de controle populacional de cães e gatos como função de vigilância em saúde pública
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba