Olá,

Visitante

Incentivo a Agricultura Doméstica: Educação Popular Como Fortalecimento da Educação em Saúde, com Relação Aos Fitoterápicos nas Unidades de Saúde da Família no Município de Piraí/ Rj.

Como metodologia: Capacitação para as equipes de Unidade de Saúde da Família, através de Oficinas aplicadas pelos Educadores Popular em Saúde quanto a importância do uso e da produção doméstica das ervas medicinais.Objetivo: – Entendimento das equipes quanto a importância das ervas medicinais.- Promoção, proteção e prevenção da população a respeito das alternativas terapêuticas a serem utilizadas.- Valorização do saber popular com interação ao científico.Resultados e Vantagens:- Conscientização da população quanto a importância do uso dos fitoterápicos.- Diminuição da incidência de transtornos agudos ( ex: pico hipertensivo ou glicêmico) por falta de uso de medicamento no caso de falta do mesmo nas farmácias populares.- Valorização da Educação Popular através da troca de saber.

Tendo em vista a atual situação da saúde pública brasileira, tendo reflexo no município, principalmente com o que se trata do desabastecimento das farmácias nas Unidades de Saúde da Família, problematizamos através do Curso de Educação Popular em Saúde ( Edpopsus/ Fiocruz), chegamos a conclusão que é preciso com certa urgência a orientação através educação em saúde para profissionais e usuários a respeito do uso dos fitoterápicos, plantas medicinais e hortaliças. Observa – se através das literaturas que defendem o uso das ervas, a importância e o impacto que pode causar no processo saúde/doença, principalmente em momentos de crise como o que estamos vivendo. Que por vezes o natural pode no momento ser a única opção, por isso este trabalho se faz importante.

Principal

Irani Imaculada da Silva / Luana da Silva Lima

luanalima850@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Piraí

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Irani Imaculada da Silva / Luana da Silva Lima

Conta vinculada

04 out 2022

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Terapia de Purificação okada
Ceará
Práticas
Meditação Como Pratica Integrativa e Complementar em Saúde Aos Estudantes da Ufj. Projeto de Pesquisa e Extensão
Goiás
Práticas
Protocolo de Retirada Gradual dos Inibidores da Bomba de Prótons (Omeprazol) Através do Uso de Maytenus Ilicifolia M. Ex R. (Espinheira-Santa)
Santa Catarina
Práticas
Registro de Espécies Medicinais do Horto Medicinal do Programa Farmácia Viva no Site Splink.Org Como Garantia de Qualidade e Rastreabilidade, São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Processo de Instituição da Lei Nº4064 de 08 de Maio de 2019 Que Cria o Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Município de São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics): Referência em Práticas Integrativas no SUS de São Bento do Sul, Sc.
Amazonas
Práticas
Estruturação do Laboratório de Produção de Droga Vegetal do Programa Farmácia Viva de São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Impacto da Lei Municipal de Práticas Integrativas e Complementares no Número de Atendimentos com Pics em São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
A Terapia Comunitária Integrativa no Enfrentamento À Pandemia: uma Rede on-Line de Apoio Solidário.
Rio de Janeiro
Práticas
Fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Municipio de Guarulhos: Danças Circulares Como Estrátegia de Promoção À Saude.