Olá,

Visitante

Imunização na Área Rural no Município de Sapopema; uMA Questão de Saúde Pública

Categoria não especificada

Garantir altas coberturas vacinais se configura um desafio nos dias atuais. São vários os fatores que influenciam a queda da cobertura nos últimos anos, como a propagação de notícias falsas, falta de informação sobre as doenças imunopreveníveis entre outros. Pensando na melhora deste cenário, o município de Sapopema desenvolveu um projeto para aumentar a capilaridade das ações de vacinação, levando o imunizante até as comunidades rurais mais distantes, utilizando além das ESFs, espaços como escolas, associações e domicílios para vacinar a população, visando o aumento da imunização e a melhora da qualidade de vida do indivíduo e da coletividade.

Baixas coberturas vacinais nos últimos anos, a volta de algumas patologias que estavam erradicadas em nosso país e o risco de que outras retornem, a propagação de notícias falsas e a distância das salas de vacinação. Esses fatos nos levaram a facilitar o acesso da população as vacinas utilizando a descentralização como estratégia.

O município de Sapopema possui uma área de aproximadamente 678 km², sendo 672,51km² de área rural e 4,43 km² de área urbana, os moradores se dividem quase que meio a meio entre zona urbana e zona rural, algumas comunidades ficam a mais de 30 km de distância da cidade, justificando o projeto para conseguir a maior descentralização possível da vacinação. Apesar das campanhas de vacinação serem realizadas anualmente, observamos uma redução da procura e das coberturas vacinais em todas as faixas etárias. O projeto de imunização na área rural visa levar o imunizante até o indivíduo, através de intensificação das vacinas de rotina, campanhas e vacinas contra COVID. A vacinação ocorrerá nas ESFs da área rural, pontos de referência, domicílios e escolas, o rastreamento das vacinas em atraso devem ser feitos pela equipe multiprofissional e a convocação, orientação a população será realizada pelo agente comunitário de saúde.

A vacinação é uma ação simples e de grande eficácia na prevenção de patologias imunopreveníveis sendo uma das principais estratégias de promoção e prevenção da saúde no contexto da atenção básica. O projeto de imunização da área rural tem grande importância para saúde individual e coletiva da população. Diante do exposto espera-se o aumento das coberturas vacinais e a adesão as campanhas visto que o acesso ao imunizante estará facilitado, uma vez que estará disponível na comunidade, garantindo assim a capilaridade da estratégia saúde da família e a proteção da população.

Principal

Cinthia Carneiro de Oliveira

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro