Olá,

Visitante

Imunização na Área Rural no Município de Sapopema; uMA Questão de Saúde Pública

Garantir altas coberturas vacinais se configura um desafio nos dias atuais. São vários os fatores que influenciam a queda da cobertura nos últimos anos, como a propagação de notícias falsas, falta de informação sobre as doenças imunopreveníveis entre outros. Pensando na melhora deste cenário, o município de Sapopema desenvolveu um projeto para aumentar a capilaridade das ações de vacinação, levando o imunizante até as comunidades rurais mais distantes, utilizando além das ESFs, espaços como escolas, associações e domicílios para vacinar a população, visando o aumento da imunização e a melhora da qualidade de vida do indivíduo e da coletividade.

Baixas coberturas vacinais nos últimos anos, a volta de algumas patologias que estavam erradicadas em nosso país e o risco de que outras retornem, a propagação de notícias falsas e a distância das salas de vacinação. Esses fatos nos levaram a facilitar o acesso da população as vacinas utilizando a descentralização como estratégia.

O município de Sapopema possui uma área de aproximadamente 678 km², sendo 672,51km² de área rural e 4,43 km² de área urbana, os moradores se dividem quase que meio a meio entre zona urbana e zona rural, algumas comunidades ficam a mais de 30 km de distância da cidade, justificando o projeto para conseguir a maior descentralização possível da vacinação. Apesar das campanhas de vacinação serem realizadas anualmente, observamos uma redução da procura e das coberturas vacinais em todas as faixas etárias. O projeto de imunização na área rural visa levar o imunizante até o indivíduo, através de intensificação das vacinas de rotina, campanhas e vacinas contra COVID. A vacinação ocorrerá nas ESFs da área rural, pontos de referência, domicílios e escolas, o rastreamento das vacinas em atraso devem ser feitos pela equipe multiprofissional e a convocação, orientação a população será realizada pelo agente comunitário de saúde.

A vacinação é uma ação simples e de grande eficácia na prevenção de patologias imunopreveníveis sendo uma das principais estratégias de promoção e prevenção da saúde no contexto da atenção básica. O projeto de imunização da área rural tem grande importância para saúde individual e coletiva da população. Diante do exposto espera-se o aumento das coberturas vacinais e a adesão as campanhas visto que o acesso ao imunizante estará facilitado, uma vez que estará disponível na comunidade, garantindo assim a capilaridade da estratégia saúde da família e a proteção da população.

Principal

Cinthia Carneiro de Oliveira

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo