Olá,

Visitante

Imunização Informatizada em Taiobeiras-MG: Tecnologia para Monitoramento da Cobertura Vacinal

Este trabalho objetiva relatar o processo de informatização das ações de imunização em Taiobeiras-MG. O município utiliza um software próprio de Registro Eletrônico em saúde (RES) baseado na estrutura do e-SUS APS. Os dados são compartilhados com todos os serviços de saúde da APS e média complexidade. O cartão vacinal eletrônico é atualizado e permanece disponível no sistema. Com a informatização é possível acompanhar em tempo real a cobertura vacinal e nortear as equipes nas ações de vacinação que merecem intervenções oportunas. Desse modo, o registro eletrônico da imunização tornou-se uma estratégia fundamental para identificar as pessoas em atraso vacinal.

A queda das coberturas vacinais exige esforços adicionais com a estruturação de dados que permitam: o cálculo rápido das coberturas vacinais; a gestão de estoque em tempo real; a identificação individualizada de pessoas com vacinação em atraso; e o compartilhamento do cartão de vacinação virtual para os profissionais da rede.

Taiobeiras possui 5 salas de vacinação com computador e acesso à internet. O registro da vacinação ocorre em tempo real e individualmente a partir do cadastro da pessoa na APS. As doses utilizadas e estoques são atualizados automaticamente, melhorando o gerenciamento dos insumos. O cartão vacinal eletrônico é atualizado e permanece disponível no sistema. O registro fácil, rápido e seguro de informações permite o planejamento das ações, o cálculo de cobertura e a identificação das pessoas vacinadas ou não. Assim, é possível direcionar ações às pessoas em atraso vacinal, com o acionamento do Agente Comunitário de Saúde (ACS) para busca ativa do caso.

Aumentar a cobertura vacinal é resultado de um conjunto de ações estratégicas que perpassam pela: ampliação de serviços; maior aporte tecnológico; treinamento de profissionais; educação em saúde; e busca ativa de pessoas com doses em atraso. Com a informatização do trabalho é possível acompanhar em tempo real a cobertura vacinal e a realização da busca dos faltosos pela APS.

Principal

JAQUELINE DIAS ROCHA

Coautores

Marlon Hallison Cardoso Ramos

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo