Olá,

Visitante

Imunização e Seus Obstáculos

Categoria não especificada

Desenvolver o trabalho como coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Marcionílio Souza, possui 05 salas de vacina, todas informatizadas, todas utilizando o PEC, desenvolver o trabalho de vacinação não está fácil em tempos de fake news, movimentos anti vacina, pós pandemia muitas pessoas por medo do vírus se afastaram das unidades de saúde, muitas mães deixaram de levar seus filhos pra tomar as vacinas, infelizmente alguns perderam o medo das doenças. Nosso grande desafio é chegar aos distritos mais distantes, desde a climatização da caixa térmica até chegar a população na temperatura correta, época de chuva são os carros atolando, residências distantes umas das outras, momentos em que a equipe chega a pé, o motorista e os ACS levando os materiais como caixa térmica com as vacinas, aparelho de pressão e etc. Passando do horário de almoço nos distritos imunizando a população. Utilizamos de todas as ferramentas que temos em mãos como: carro de som, ACS ,PSE, página da prefeitura, sala de espera. Os ASC são os multiplicadores de informações, estão todos os dias na casa da população, conhecem o perfil de todos. Reuniões são realizadas com frequência com as enfermeiras e vacinadoras com o objetivo de melhorar as coberturas vacinais do município. Com o período da pandemia recebemos câmaras pra armazenar os imunobiológicos, uma unidade de saúde foi contemplada com uma câmara pelos INDICES ALCANÇADOS NOPREVINE BRASIL. O recebimento desses materiais ajudou muito pra melhor armazenamento dos imunos.

O trabalho em equipe é essencial pra conseguirmos o percentual que alcançamos, desde a divulgação em equipe, redes sociais, o trabalho dos ACS, vacinadoras, enfermeiras, o apoio da gestão é de suma importância pra realizar os trabalhos de imunização no município.

Estratégias como: corujão da vacina, arraiá da vacinação, sábado de vacinação, carro da vacina devido aos movimentos anti vacina precisamos mudar nossa forma de trabalho pra atrair o público-alvo.

Nossas potencias são as equipes, as redes sociais, as fragilidades são falta de mão de obra por exemplo vacinadoras disponíveis pra realizarmos ações estratégicas durante a semana nos povoados e distritos mais distantes sem tirar as vacinadoras da sala ter uma equipe volante.

Principal

JANE SARA COSTA CRUZ

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos