Olá,

Visitante

Implementação do rastreio organizado de câncer de colo do útero e câncer de mama em Presidente Kubitschek (MG)

A atual política de saúde pública no Brasil tem como princípio geral que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. No âmbito da saúde da mulher, a implantação do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) é, para o Ministério da Saúde, a principal estratégia para a oferta das ações de saúde à população feminina em todas as suas fases da vida, desde a infância até a terceira idade. o PAISM preconiza a organização dos serviços em níveis de diferente complexidade, expandindo e consolidando a rede de serviços básicos e dando ênfase a atividades identificadas mediante critérios epidemiológicos. Os serviços de saúde devem garantir assistência integral clínico-ginecológica, o que inclui o rastreio e diagnóstico de câncer cérvico-uterino e mamário.

Desenvolver um banco de dados para rastreio organizado do câncer de colo do útero e câncer de mama e analisar as potenciais interferências desta intervenção no rastreio precoce e na taxa de mortalidade por esses dois tipos de câncer na população assi Os dados foram coletados através de visitas domiciliares com mulheres com idades entre 25 e 69 anos. A equipe da ESF PK Vida participou de reuniões e foi capacitada para a realização da coleta de dados. Foi empregado um questionário computadorizado padronizado, constituído de perguntas estruturadas contendo dados de identificação, dados de rastreio para câncer de mama e dados de rastreio para câncer de colo do útero. o próprio sistema desenvolvido informará o momento adequado de realização de novos exames de rastreio, o que poderá contribuir para o diagnóstico precoce e diminuição da mortalidade por tais patologias.

Implementação de banco de dados que permita o rastreio de câncer de colo do útero e de mama, tornando, então, o rastreio oportunístico bem organizado. Assim, obteve-se a possibilidade do aumento no diagnóstico precoce dessas patologias e, em consequência, redução da mortalidade pelas mesmas. o desenvolvimento de um banco de dados que informe à equipe de saúde o momento correto de se realizar tais exames, permitindo a realização da busca ativa da paciente, é um passo preliminar para o estabelecimento de propostas de melhoria no rastreio desses tipos de câncer.Com a implantação desse banco de dados, um dos objetivos do PAISM, que tem sido um grande desafio para o Brasil, poderá ser alcançado. Também será possível o levantamento de dados referentes à oferta, cobertura, periodicidade e população-alvo, analisando-se estatisticamente essas variáveis anterior e posteriormente à implantação do rastreio organizado em Presidente Kubitschek-MG.

Principal

Juliana Augusta Dias

jadbh@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Presidente Kubitschek

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Pouso Alto, 325 - Centro - Presidente Kubitschek

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Hugo Henrique Da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

08 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal