Implementação do rastreio organizado de câncer de colo do útero e câncer de mama em Presidente Kubitschek (MG)

A atual política de saúde pública no Brasil tem como princípio geral que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. No âmbito da saúde da mulher, a implantação do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) é, para o Ministério da Saúde, a principal estratégia para a oferta das ações de saúde à população feminina em todas as suas fases da vida, desde a infância até a terceira idade. o PAISM preconiza a organização dos serviços em níveis de diferente complexidade, expandindo e consolidando a rede de serviços básicos e dando ênfase a atividades identificadas mediante critérios epidemiológicos. Os serviços de saúde devem garantir assistência integral clínico-ginecológica, o que inclui o rastreio e diagnóstico de câncer cérvico-uterino e mamário.

Desenvolver um banco de dados para rastreio organizado do câncer de colo do útero e câncer de mama e analisar as potenciais interferências desta intervenção no rastreio precoce e na taxa de mortalidade por esses dois tipos de câncer na população. Os dados foram coletados através de visitas domiciliares com mulheres com idades entre 25 e 69 anos. A equipe da ESF PK Vida participou de reuniões e foi capacitada para a realização da coleta de dados. Foi empregado um questionário computadorizado padronizado, constituído de perguntas estruturadas contendo dados de identificação, dados de rastreio para câncer de mama e dados de rastreio para câncer de colo do útero. o próprio sistema desenvolvido informará o momento adequado de realização de novos exames de rastreio, o que poderá contribuir para o diagnóstico precoce e diminuição da mortalidade por tais patologias.

Implementação de banco de dados que permita o rastreio de câncer de colo do útero e de mama, tornando, então, o rastreio oportunístico bem organizado. Assim, obteve-se a possibilidade do aumento no diagnóstico precoce dessas patologias e, em consequência, redução da mortalidade pelas mesmas. o desenvolvimento de um banco de dados que informe à equipe de saúde o momento correto de se realizar tais exames, permitindo a realização da busca ativa da paciente, é um passo preliminar para o estabelecimento de propostas de melhoria no rastreio desses tipos de câncer. Com a implantação desse banco de dados, um dos objetivos do PAISM, que tem sido um grande desafio para o Brasil, poderá ser alcançado. Também será possível o levantamento de dados referentes à oferta, cobertura, periodicidade e população-alvo, analisando-se estatisticamente essas variáveis anterior e posteriormente à implantação do rastreio organizado em Presidente Kubitschek (MG).

Principal

Juliana Augusta Dias

jadbh@hotmail.com

Coautores

Juliana Augusta Dias

A prática foi aplicada em

Presidente Kubitschek

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Pouso Alto, 325, Presidente Kubitschek - MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Hugo Henrique Da Silva

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

27 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas