Olá,

Visitante

Implementação do Processo de Triagem e Regulação do Acesso ao Serviço de Reabilitação Física no Município de Três Rios, Rio de Janeiro.

OBJETIVOS: Qualificar o acesso e articular o serviço através do processo de triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), consoante com a Portaria 793/2012

O atual perfil epidemiológico sobressalta as doenças crônicas e crônicas agudizadas resultado do envelhecimento populacional. Regular o acesso a assistência pauta-se na organização, no controle e na priorização do acesso e dos fluxos assistenciais no âmbito do SUS. Implica na utilização de protocolos, classificação de risco e demais critérios. Assim, estabeleceu-se novas práticas para acesso aos ambulatórios de fisioterapia, através de um fluxo a partir das UBS.

SISREG como ferramenta de gestão aumenta a transparência e credibilidade. A triagem qualifica e articula os níveis de atenção, e estabelece a atenção primária como acesso e primeiro contato. Oferece um diagnóstico situacional. Para os usuários um acesso com acolhimento, próximo a suas residências e orientações de grande valia pelo profissional. Há a necessidade de melhorar a gestão a nível ambulatorial e as subnotificações dos CIDs. A experiência apresenta-se aberta, devendo ser monitorada, avaliada e aprimorada.

Principal

Alessandra Silva Ferreira , Amanda Sarkis Moor Santos Xavier, Wiliam César Alves Machado, Luciana Krauss Rezende E Juarez de Souza Pereira.

juarezpereira.fisio@gmail.com

A prática foi aplicada em

Três Rios

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Rua Gavinio Viana, 44

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Juarez de Souza Pereira

Conta vinculada

patricia.carvalho@fiocruz.br

04 jan 2022

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A Educação Permanente dos Gestores Municipais de Saúde e o Novo Modelo de Financiamento do SUS: a Estratégia do Apoio Institucional do Cosems/Ba
Bahia
Práticas
A Judicialização das Políticas de Saúde na Bahia: Experiência da Região Centro-Leste do Estado
Bahia
Práticas
O Desafio de (Re) Pactuar: a Atuação do Apoio na Programação Pactuada e Integrada
Bahia
Práticas
A Importância do Planejamento e Programação Físico Financeiro da Secretaria de Saúde de Santo Estevão Bahia – Instrumentos
Bahia
Práticas
O Processo de Construção do Plano Municipal de Saúde 2018 – 2021 do Município de Camamu/Ba: para Além dos Requisitos Formais de Gestão do SUS
Bahia
Práticas
Construção e Aplicação do Plano operativo na Assistência Farmacêutica no Município de Cedro (Ce)
Ceará
Práticas
Gissa – Governança Inteligente em Sistemas de Saúde.
Ceará
Práticas
Saúde em Movimento: Ampliando o Acesso À Saúde.
Paraíba
Práticas
“Diagnóstico Situacional: uma Ferramenta Que Potencializa o Planejamento e Execução das Ações e Cuidado nas Equipes de Estratégia de Saúde da Família.”
Bahia
Práticas
Fortalecimento do Processo de Planejamento em Saúde com a Implantação da Agenda Compartilhada no Município de Autazes/Am.
Amazonas