- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
As ações de Vigilância em Saúde, sobretudo as vigilâncias epidemiológica e laboratorial, tornam-se prioritárias na estratégia de enfrentamento de agravos emergentes. No Brasil, a vigilância dos vírus respiratórios é desenvolvida pela Rede de Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O objetivo desta rede é realizar o monitoramento de casos de SG, de SRAG hospitalizados e/ou óbitos por SRAG, por meio de notificação em bancos de dados, análise do perfil epidemiológico e investigação laboratorial das amostras, incluindo o estudo dos vírus circulantes para prospectar medidas de prevenção e controle. Desde o início da pandemia de covid-19, a investigação laboratorial se destacou como um importante instrumento para a confirmação de casos, fornecendo dados precisos para embasar tomadas de decisão, sendo necessário o uso de ferramentas tecnológicas para registro e análise dos dados. Entendendo a relevância das informações que produz, o Lacen (PB) ainda em 2020 implantou o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Laboratorial, sendo um dos poucos laboratórios do país a instituir uma equipe dentro de seu corpo técnico para realizar a análise e tratamento de dados laboratoriais, além de disponibilizá-los aos serviços de vigilância estadual e municipais apor meio de um painel online de acesso livre.
Processo de implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Laboratorial (NVEL) do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), bem como a implementação das suas ações no contexto da covid-19 e ampliação para outros agravos. Avaliar a eficácia e efetividade das medidas adotadas com a implantação do núcleo.
A efetividade das ações evidenciou-se na redução consistente da taxa de amostras restritas no período analisado. Desta forma a implantação do NVEL contribuiu para a redução da subnotificação de casos e consequentemente no aperfeiçoamento dos dados relacionados a vigilância epidemiológica e laboratorial no estado da Paraíba para monitoramento da COVID-19 e outros agravos investigados pelo Lacen (PB). Os resultados alcançados foram possíveis pelo apoio e articulação conjunta do Lacen (PB) e Gerência de Vigilância em Saúde (GEVS/SES-PB). Para que as ações do NVEL possam ser ainda mais potencializadas é imprescindível que haja investimento permanente na qualificação de recursos humanos e aperfeiçoamento das ferramentas de análise de dados.
Av. Camilo De Holanda, 214 - Centro, João Pessoa - PB, 58013-360, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO