Implantação do núcleo de vigilância epidemiológica e laboratorial do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba: um relato de experiência

As ações de Vigilância em Saúde, sobretudo as vigilâncias epidemiológica e laboratorial, tornam-se prioritárias na estratégia de enfrentamento de agravos emergentes. No Brasil, a vigilância dos vírus respiratórios é desenvolvida pela Rede de Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O objetivo desta rede é realizar o monitoramento de casos de SG, de SRAG hospitalizados e/ou óbitos por SRAG, por meio de notificação em bancos de dados, análise do perfil epidemiológico e investigação laboratorial das amostras, incluindo o estudo dos vírus circulantes para prospectar medidas de prevenção e controle. Desde o início da pandemia de covid-19, a investigação laboratorial se destacou como um importante instrumento para a confirmação de casos, fornecendo dados precisos para embasar tomadas de decisão, sendo necessário o uso de ferramentas tecnológicas para registro e análise dos dados. Entendendo a relevância das informações que produz, o Lacen (PB) ainda em 2020 implantou o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Laboratorial, sendo um dos poucos laboratórios do país a instituir uma equipe dentro de seu corpo técnico para realizar a análise e tratamento de dados laboratoriais, além de disponibilizá-los aos serviços de vigilância estadual e municipais apor meio de um painel online de acesso livre.

Processo de implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Laboratorial (NVEL) do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), bem como a implementação das suas ações no contexto da covid-19 e ampliação para outros agravos. Avaliar a eficácia e efetividade das medidas adotadas com a implantação do núcleo.

A efetividade das ações evidenciou-se na redução consistente da taxa de amostras restritas no período analisado. Desta forma a implantação do NVEL contribuiu para a redução da subnotificação de casos e consequentemente no aperfeiçoamento dos dados relacionados a vigilância epidemiológica e laboratorial no estado da Paraíba para monitoramento da COVID-19 e outros agravos investigados pelo Lacen (PB). Os resultados alcançados foram possíveis pelo apoio e articulação conjunta do Lacen (PB) e Gerência de Vigilância em Saúde (GEVS/SES-PB). Para que as ações do NVEL possam ser ainda mais potencializadas é imprescindível que haja investimento permanente na qualificação de recursos humanos e aperfeiçoamento das ferramentas de análise de dados.

Principal

Márcia Florentino Soares

marciafsoares@gmail.com

Coautores

Márcia Florentino Soares

A prática foi aplicada em

João Pessoa

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba

Av. Camilo De Holanda, 214 - Centro, João Pessoa - PB, 58013-360, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Márcia Florentino Soares

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

13 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas