Olá,

Visitante

Implantação do E-SUS Ab Pec no Município de Queimadas-Pb – Desafios e Superações

O município de Queimadas está localizado na Microrregião de Queimadas e na Mesorregião do Agreste Paraibano, tem como municípios limítrofes Campina Grande, Caturité, Barra de Santana, Aroeiras, Gado Bravo e Fagundes. A área é de 409 km², sendo a 12ª cidade da Paraíba em números de habitantes – 41.054 habitantes (IBGE/2010).Com relação à rede assistencial, para atender à população acima descrita, o município possui 18 (dezoito) Equipes de Saúde da Família (ESF). De todas as unidades da Estratégia Saúde da Família, apenas seis das ESF estão localizadas na Zona Urbana, portanto 12 (doze) compreendem a Zona Rural (CNES, 2021). Diante desse cenário, deu-se início em abril de 2020 a utilização do E-SUS AB PEC, em todas as Unidades de saúde do município de Queimadas-PB, visando obter melhores dados sobre a situação de saúde dos usuários, para se ter o acesso imediato aos agravos ocorridos e aos procedimentos realizados, fornecendo assim subsídios para tomada de decisões no âmbito da saúde.

Compartilhar desafios e superações no processo de implantação do e-SUS AB PEC no município de Queimadas-PB, e, como esse processo tem se desenvolvido até os dias atuais, visando contribuir com outros municípios experiências exitosas que sirvam de base para a melhoria constante dos serviços de saúde ofertados.

Mesmo diante das diversas dificuldades encontradas durante a fase de implantação do sistema E-SUS AB PEC no município de Queimadas-PB, é de suma importância reforçar que a utilização da ferramenta em toda a sua potencialidade é um processo permanente, necessitando de acompanhamento, treinamento e discussão constante dos dados obtidos por toda a equipe da atenção básica.

Principal

Wagner Moreira de Almeida

wagneralmeidacpd@gmail.com

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Instituição

Rua João Barbosa da Silva, 120, Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Wagner Moreira de Almeida

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

08 set 2019

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A utilização de planilha de perfil epidemiológico de território facilitando e proporcionando qualidade ao trabalho dos agentes comunitários de saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Apoio Digital e Fisioterapia Pós-Avc: Facilitando o Tratamento Individual
Rio de Janeiro
Práticas
IMPLANTAÇÃO DA SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE DE NITERÓI: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SAÚDE DIGITAL
Rio de Janeiro
Práticas
J154: Ferramenta facilitadora do processo de trabalho da rede protetiva
São Paulo
Práticas
Pessoas em Situação de Rua na Cidade de Manaus: Prevenção, Tratamento e Controle em Hiv/Aids
Amazonas
Práticas
Solução Digital para a o Monitoramento, Gestão e Trasparência da Imunização Contra o Covid-19
Paraíba
Práticas
Escala de Risco Familiar: uma Ferramenta de Qualificaçao do Processo de Trabalho Utilizada na Unidade Laboratorio da Planificaçao da Atençao a Saude, Tres Cachoeiras, Rs.
Práticas
A Contribuição da Redesfito Amazonas para a Fitoterapia no SUS: a Experiência de Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.
Alagoas
1 / 3123